Conhecendo a Torre Eiffel


Quando programamos uma viagem a Paris, sem dúvida o principal ponto turístico para visitar é a Torre Eiffel e com a gente não foi diferente.

Estivemos em Paris por 2 vezes, a 1ª vez foi no ano de 2010 quando estávamos morando em Dublin. Visitamos Paris no mês de setembro, quando o verão e a alta temporada já haviam passado, mas o inverno rigoroso ainda não tinha chego. Programamos para ficar 3 dias somente na cidade o que foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos. Decidimos fazer a subida no 2ª dia e optamos em ir ao horário da noite, onde tem o incrível “show” das luzes que se acendem e piscam de hora em hora.

A visita foi incrível, era tudo aquilo que imaginávamos e muito mais. Ficamos mais de 2 horas admirando a vista da cidade de Paris a noite, toda iluminada, muitos turistas e o rio Sena deixando ela mais encantadora.

Paris e Rio Sena
Paris e Rio Sena

Já a 2ª vez que programamos para ir a Paris, foi no mês de dezembro, gostaríamos de ter pego neve, pois as fotos da Torre Eiffel com neve são realmente lindas, mas ainda não foi desta vez, mas não perdemos a esperança.

Neste mês há muito mais turistas, podemos comparar com o mês de setembro e o clima sem dúvida é muito frio. Vão preparados, levem várias roupas de frio, vá bem agasalhado, mas se fizer igual à gente e não levar luva e nem cachecol, no caminho da estação de metrô até a torre tem várias banquinhas vendendo estes acessórios.

Nos programamos para subir na Torre Eiffel na parte da tarde e ver o pôr do sol lá de cima, mas como a fila estava muito grande infelizmente não foi possível.

Carrossel e Torre Eiffel
Carrossel e Torre Eiffel

Quando chegamos ao 2ª piso já estava de noite e estava ventando muito, devido a isso decidimos não subir até o 3º e ultimo piso. Apreciamos mais uma vez a cidade, contemplamos as luzes maravilhosas e agradecemos mais uma vez por estar naquele lugar maravilhoso e pensando quando seria a próxima visita.

Torre EIffel
Torre EIffel
Apreciando a Vista
Apreciando a Vista

Muitas vezes não pesquisamos maiores informações sobre estes pontos turísticos, mas para te ajudar preparamos este post que com certeza fara com que você aproveite mais e não fique com aquele arrependimento de não ter feito.

COMO ELA FOI CRIADA E PROJETADA

No ano de 1889, em Paris iria acontecer a exposição Universelle (Feira Mundial que ocorreu do dia 06 de maio até o dia de 31 de Outubro) para marcar o aniversário de 100 anos da Revolução Francesa. Mais de 100 artistas concorrentes apresentaram planos para um monumento a ser construída no Champ-de-Mars, localizado no centro de Paris, para este ser à entrada da exposição.

Construção da Torre Eiffel
Construção da Torre Eiffel

A comissão foi concedida a Eiffel et Compagnie, uma empresa de consultoria e construção de propriedade do construtor de pontes aclamado, arquiteto e especialista em metais Alexandre-Gustave Eiffel. Enquanto o próprio Eiffel muitas vezes recebe o crédito para o monumento que leva seu nome, era um de seus empregados o engenheiro estrutural chamado Maurice Koechlin que aperfeiçoou o projeto.

Com mais visitantes do que qualquer outro monumento turístico pago no mundo, estima-se que 7 milhões de pessoas por ano passam por lá.

Torre Eiffel
Torre Eiffel
Torre Eiffel
Torre Eiffel

Cerca de 500 funcionários são responsáveis por suas operações diárias, trabalhando em seus restaurantes, controlando seus elevadores, garantindo a segurança e orientando as multidões ansiosas até as plataformas da torre para que os turistas possam apreciar a vista panorâmica da linda Cidade das Luzes.

A TORRE EIFFEL – PISO A PISO

1º Piso – 57 metros

Piso Transparente – Muitas pessoas nem param neste andar, mas recomendamos esta experiência. Possuiu um piso transparente que está há 57 metros do chão, que faz você ter uma experiência totalmente nova e ainda também tem uma vista linda.

Informações da Torre – Com telas sensíveis ao toque, displays, álbuns digitais, várias reproduções de peças e outras informações muito pouca conhecidas pelos visitantes.

Espaço para Relaxar – Este espaço foi criado para proporcionar aos visitantes um descanso, onde é super convidativo para uma pausa agradável com uma vista deslumbrante de Paris.

Loja de Souvenir – Em frete á Post Office (correio), possui uma loja com uma vasta gama de livros, cartões postais e artigos de lembranças para todos os gostos.

Buffet – Caso esteja com fome, você poderá fazer uma refeição rápida no Buffet na Ala Ferrie ao lado Sul. São servidos lanches e bebidas, nada muito requintados.

58 Tour Eiffel – O almoço “piquenique” servido à mesa (com ou sem reserva) e desfrute de uma excepcional vista diurna de Paris. Caso queira garantir sua reserva acesse o site do restaurante.

58 Eiffel Tower
58 Eiffel Tower

Sala Gustave Eiffel – É um dos espaços mais marcantes de Paris para a realização de eventos importantes. Possui um palco modular e uma decoração contemporânea.

Sala Gustave Eiffel
Sala Gustave Eiffel

2º Piso – 115 metros

Loja de Souvenir – Neste piso também possui uma loja com uma vasta gama de livros, cartões postais e artigos de lembranças para todos os gostos. Assim você poderá ter uma lembrança da sua visita.

Buffet – Caso esteja com fome, você poderá fazer uma refeição rápida. São servidos lanches e bebidas, nada muito requintados. Neste Buffet você também encontra alimentos orgânicos.

Jules Verne Restaurante – Com uma gastronomia moderna, com uma vista e uma culinária única sem dúvida você gostará de visitar este ambiente lindo e elegante. Para ter acesso a este restaurante é necessário fazer reserva antecipadamente pelo site e o acesso é feito através do pilar Sul.

Jules Verne Paris
Jules Verne Paris

Janela de história – Dedique alguns minutos para ler as informações. Você poderá ver os elevadores funcionando.

3º Piso – 276 metros

Escritório Gustavo Eiffel – No topo da Torre possui o escritório de Gustave Eiffel, que foi restaurado à sua condição original. Com a sua própria vida como modelos de cera, a cena descreve o criador da Torre e sua filha Claire dando boas-vindas ao famoso inventor americano Thomas Edison. Entre outras coisas que você também pode ver é o gramofone que ele apresenta para Gustave Eiffel como um presente.

Escritório - Gustave EIffel (Gustave Eiffel and Edison)
Escritório – Gustave EIffel (Gustave Eiffel and Edison)

Mapas panorâmicos – Usando os mapas panorâmicos que podem ser encontrados em vários pontos no topo da torre, você pode localizar a sua posição e ter uma idéia das direções e distâncias das principais cidades do mundo! As silhuetas dos monumentos emblemáticos dessas cidades são apresentadas. Para cada monumento a localização geográfica (bandeira do país, nome da cidade) e da altura do edifício são mencionados.

O bar de champanhe – Desfrute de um momento especial no bar de champanhe localizado no topo da Torre Eiffel. O bar oferece uma escolha de um copo de qualquer champanhe da sua preferência, servido bem gelado. Nada como uma maneira elegante para brindar uma experiência sensacional no topo da Torre! O bar está aberto diariamente a partir do meio-dia às 10 da noite (uma taça de champanhe custa entre de € 12 e € 21).

Bar A Champagne
Bar A Champagne

O mais incrível da Torre Eiffel está nos elevadores de vidro que oferecem uma vista panorâmica sobre de toda a estrutura. No final da subida você estará á 180 metros do chão e será recompensado com uma vista deslumbrante sobre Paris e seus monumentos e poderá apreciar a vista tanto durante o dia como durante a noite.

CURIOSIDADES

Sabia que a Torre Eiffel escapou de ser demolida por 2 vezes?

A 1ª vez foi no ano de 1909, mas as autoridades da cidade na época optaram por salva-la, pois reconheceu o seu valor como uma estação de radiotelegrafia, onde realmente foi utilizada durante a primeira guerra mundial anos depois onde interceptava as comunicações de rádios inimigas e passar informações para despachar reforços de tropas de emergências.

A 2ª vez foi durante a Segunda Guerra mundial, onde Hitler ordenou a sua demolição, mas novamente o comando não foi aceito pelas autoridades da cidade. Durante a ocupação Alemã em Paris, combatentes franceses decidiram cortar os cabos dos elevadores, para que os nazistas tivessem que subir até o topo pelas escadas.

INFORMAÇÕES GERAIS

Altura: 324 metros

Endereço: Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007 Paris, França

Site: http://www.toureiffel.paris/pt

Estação de metro mais próxima:

Linha 6 – Bir-hakeim (9 minutos andando)

Linha 9 – Trocadéro (14 minutos andando)

VÍDEO

Enquanto você não embarca nessa trip, veja os vídeos das nossas duas passagens pela cidade luz.


Um comentário

  1. cristiane

    Oi gente, amei o site parabéns pelo trabalho de vocês. beijos Cris :*

    1. Passeando a Limpo

      Obrigada Cristiane! Que bom que gostou, pois tudo é feito com muito carinho! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.