Conheça a Serra do Rio do Rastro considerada uma das mais bonitas do Brasil


Conheça a Serra do Rio do Rastro, considerada uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil e do mundo! Passar por esse cenário de encantos era um sonho que a muito tempo queríamos realizar.

 

Para colocar em pratica era necessário fazer uma viagem para a serra catarinense passando por cidades como Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, até que conseguimos em nossa ultima viagem inclui-las no roteiro.

 

Após o convite feito pelo Hotel Internacional em Thermas do Gravatal que esta a 1:3ohr da Serra do Rio do Rastro, aproveitamos para realizar esse sonho! Confira o review do Hotel Internacional que fizemos!

 

 

HISTÓRIA

 

 

Com a chegada dos primeiros habitantes na região em meados de 1870, houve a necessidade de abrir caminho até o Porto de Laguna, e assim abriram uma trilha que passou a ser chamada de a Serra do Rio do Rastro.

 

Serra do Rio do Rastro anos atrás

 

Só na década de 80 a estrada foi asfaltada e iluminada e ganhou fama por causa das suas curvas acentuadas, tornando-se uma das atrações mais famosas da Serra Catarinense, de Santa Catarina e do Brasil.

 

Inclusive em 2012 a Serra do Rio do Rastro foi eleita por um site estrangeiro como uma das ‘estradas mais espetaculares do mundo‘!

 

 

A SERRA DO RIO DO RASTRO

 

 

Localizada no sul do estado, cortada pela rodovia SC-390 a Serra é um dos cartões postais de Santa Catarina e conta ainda com diversos atrativos naturais como a mata atlântica preservada, cachoeiras e diversos animais silvestres.

 

Incrível a vista desse ponto né? Pelo que vi para se ter essa vista é preciso caminhar na mata

 

Saímos de Gravatal sentido Lauro Muller passando pela cidade de Orleans. (cidade natal da minha mãe) É entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra que esta a Serra do Rio do Rastro.

 

Detalhes e meio a Serra que encantam

A estrada tem em torno de 35km, porem de subida são mais ou menos 8km de muitos cenários incríveis que nos deixaram deslumbrados. São três mirantes estrategicamente dispostos para que os visitantes tenham a melhor vista da estrada.

 

Beleza imensurável.
Estradas estreitas e sem visibilidade. Muita prudência é bem vinda

 

Confesso que no inicio estávamos parando em algumas áreas de escapes, mas só depois é que percebemos que não eram locais para parar e sim para que os caminhões pudessem fazer manobras caso necessário. Então galera, para a segurança de todos, não façam isso!

 

Local que não se deve parar

 

O mirante principal está na parte mais alta da serra, já na cidade de Bom Jardim da Serra, em frente ao Rio do Rastro Eco Resort e é lá que dizem ser o ponto mais apaixonante, com a melhor vista, uma vez que é possível ver praticamente toda a serra. Se tiver sorte com o clima, você conseguira ver até 100km de distancia, mas tente se programar para chegar entre 11hrs e 15hrs, pois dizem ser o melhor horário para visitação. É nesse período a menor probabilidade de pegar cerração.

 

Este mirante esta a 1.460 metros de altitude e possui uma estrutura completa contando com um enorme estacionamento, restaurantes, lanchonetes, lojas de lembrancinhas e banheiros.

 

Estacionamento do Mirante principal.
Uma das lojinhas no mirante principal

 

Nesse dia o tempo estava chuvoso e fechado, mas em alguns momentos as nuvens se dissipavam e conseguíamos obter vistas extraordinárias de toda a serra! Enquanto a serra estava encoberta, era com os Quatis que nos divertíamos.

 

Quatis que divertem os turistas
Mirante principal com o tempo fechado
Vista do mirante principal

 

Em nossa opinião o mirante mais legal e que proporciona maior interação esta no meio da serra! Ele é bem pequeno e não há muitas opções para estacionar, então muita atenção quando chegar neste ponto. A verdade é que em todo o trajeto, seja na subida ou na descida é preciso atenção redobrada, principalmente em dias chuvosos para evitar qualquer acidente ou aborrecimentos.

 

Segundo mirante sentido Bom Jardim da Serra
Vista do segundo mirante e para nós o melhor

 

Neste mirante é possível ficar observando de pertinho o vai e vem dos carros e caminhões que volta e meia precisam fazer diversas manobras nas fechadas curvas para conseguir seguir em frente. Teve até uma situação em que observávamos uma curva próximo a um outro mirante (Monumento dos Tropeiros) em que um homem teve que ir manobrar o carro de uma mulher que estava sozinha para que o caminhão que subia pudesse passar! (Ela não conseguia manobrar de ré) Da até uma aflição de ver! Mas é muito legal!

 

Uma das estradas mais bonitas do mundo sem duvida
Tempo fechou
Caminhões e suas manobras
Mirante do Monumento dos tropeiros lá embaixo

 

Para quem sobe a Serra sentido Bom Jardim da Serra, o mirante do Monumento dos Tropeiros é o primeiro com local mais apropriado para parar

 

Monumento dos Tropeiros
Serra do Rio do Rastro

 

Nós não tivemos a oportunidade de ver, mas a paisagem durante a noite ganha novos ares que encantam quem passa pela Serra por causa da sua iluminação que fica ainda mais encantadora.

 

Serra do Rio do Rastro e seus encantos

 

Algumas referencias de distancias das principais cidades com aeroporto até a Serra do Rio do Rastro


  • Para quem vai avião, indicamos alugar um carro pela Rentalcars (É por onde sempre alugamos quando precisamos)

  • De Florianópolis são em torno de 220km
  • De Porto Alegre são em torno de 343km
  • De Curitiba são em torno de 500km
  • De Joinville são em torno de 374km
  • De Navegantes são em torno de 310km


ORGANIZE SUA VIAGEM

 

Organizando sua viagem através de nossas parcerias abaixo, você garante as melhores condições e nos ajuda a manter o blog.

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Show fb like box