O polêmico Zoo de Lujan na Argentina


Hoje vamos falar sobre este polêmico tema chamado Zoo de Lujan na Argentina e sobre nossa visita, mas antes de tudo gostaríamos de mencionar que não somos a favor de nenhum tipo de maus tratos a animais e que SIM, acreditamos que o melhor lugar para estes animais são obviamente seu habitat natural.

 

Porem, a verdade é que não podemos fechar nossos olhos para o tema, uma vez que a atração esta lá e milhares de pessoas visitam o zoológica todos os anos.

 

Estivemos em Buenos Aires no inicio do ano de 2014 para passar a virada do ano e em um desses dias fomos visitar o Zoo de Lujan, conhecer de perto e ver com nossos próprios olhos.



 

Entrada do Zoo
Entrada do Zoo

 

A grande polêmica em torno deste zoo é o fato de que os animais (Leões e Tigres) são dopados para que assim fiquem calmos e os donos possam lucrar com o turismo se aproveitando da situação, afinal não é qualquer lugar onde o visitante poderá estar dentro da jaula com um animal deste porte.

 

Diante da situação, não são todas as pessoas que tem coragem de entrar nas jaulas, o que para muitos é um momento para desafiar os próprios medos.

 

Confessamos que estávamos receosos de escrever sobre o tema, até pelo fato de já ter sofrido algumas retaliações nas redes sociais com o compartilhamento de fotos. Só que como o tema, já mencionamos é muito polêmico e nas ocasiões observamos alguns detalhes de muitos destes que nos apontaram, como por exemplo: andando em elefante, passeando ao lado de um tigre amarrado na Tailândia, tirando fotos com aves exóticas em algum lugar do mundo e diversas outras situações que se formos listar aqui vamos criar um debate infinito e foi por isso resolvemos falar a respeito.

 

Os elefantes estão de acordo com aquela situação? O tigre esta feliz andando acorrentado? Então ele também esta dopado, será? E as aves? Será que estão com as asas cortadas, ou não?

 

Note que em poucas situações aqui abordadas podemos ter vários pontos de vista e o que ira definir o que é certo ou errado terá que partir de cada um de nós, não apenas falando, mas buscando mais informações a respeito.

 

Podemos até fazer uma pequena analogia tomando como exemplo nós mesmo, seres humanos! Nós seres vivos temos a capacidade de nos adaptarmos a diversas situações, seja nós humanos ou animais.

 

‘Como? Explique seu ponto de vista então!’

 

Somos da época (quando criança) onde diversão era brincar na rua até altas horas da noite e só voltávamos para casa quando a mãe chamava, e tudo aquilo era normal. Hoje isso não existe mais, e nossas crianças passam dias trancados dentro dos quartos jogando vídeo games e na internet. Note então que houve uma adaptação! Isso acontece, porque a nova geração é ensinada desta forma, onde nós pais falamos que isso é mais seguro.

 

Estamos falando isso, porque podemos apenas usar como exemplo e se perguntar, será que aqueles animais que estão no Zoo de Lujan não se adaptaram desta forma porque foram ensinados e orientados a viver de tal maneira a conviver com a presença de humanos?

 

Vejam o vídeo abaixo e tirem suas conclusões.

 

 

Outro fator que nos leva a repensar a posição é de que esses animais, mesmo na natureza dormem em media 18 horas por dia e possuem habito noturno. Quando estão acordados utilizam a maior parte do tempo para caçar, o que de fato no zoo eles não precisam, pois são bem alimentados.

 

Então será que eles são de fato dopados? Se estão e ferem as leis, porque o zoológico ainda esta aberto? Todas estas são questões que ficam no ar!

 

Gatinhos no Zoo dopados? Será!
Gatinhos no Zoo dopados! Será?

 

Vamos a partir de agora mostrar como foi nossa experiência neste dia.

 

 

COMO CHEGAR

 

 

Para chegar até o Zoo primeiro você precisa ir até a Praça Itália no bairro de Palermo (Local de onde parte o ônibus sendo este o meio mais econômico). Pegamos o metro utilizando a linha D e descemos na estação Plaza Itália.

 

Em frente ao Zoológico de Buenos Aires na Avenida Sarmiento esta o ponto da linha Nº 57 (Empresa Atlantida). O tempo de viagem é em torno de 2 horas e o ponto de descida é bem próximo ao Zoo do lado oposto da avenida bem próximo a um viaduto.

 

No dia que fomos havia uma fila enorme para pegar o ônibus e olha que chegamos nos primeiros horários do dia, mas poucas pessoas desceram no ponto e nesse caso para não passar, o ideal é pedir para o motorista avisar.

 

Como já faz um tempinho que fomos não lembramos mais qual foi o valor pago, mas é só você pedir a passagem para o Zoo de Lujan, e aqui a dica é para já comprarem a passagem de volta para que não tenha problemas, pois na volta eles só aceitam o valor da passagem sendo paga tudo em moedas ou com o cartão de ônibus que também é possível comprar e carregar em bancas.

 

 

O ZOO DE LUJAN

 

 

Logo na entrada você compra os tickets que hoje estão custando 400 pesos e após entrar é possível comprar milho para dar de comer as diversas aves que ficam soltas do zoo.


  • Caso queira economizar tempo, é possível comprar os tickets online no site do Zoo de Lujan.

No caminho até chegar ao local onde estão os animais podemos observar como se fosse um museu a céu aberto de tratores, caminhões e outros equipamentos bem interessantes. Nesse percurso os gansos já acostumados vão nos acompanhando esperando um pouco de comida. (Bem divertido diga-se de passagem)

 

Alimentando os Gansos
Alimentando os Gansos
Museu de Tratores
Museu de tratores
Museu de tratores e caminhões
Museu de tratores e caminhões

 

Como no dia da nossa visita o tempo estava fechado, poucas pessoas estavam no Zoo, o que foi bom, pois conseguimos visitar todos os animais sem que tivéssemos de enfrentar filas. Já no período da tarde quando já estávamos indo embora o céu abriu e consequentemente o zoo encheu de gente.

 

Iniciamos nosso tour visitando o tigre branco, e assim como os siberianos, o branco é lindo e muito imponente. É incrível notar os detalhes bem de pertinho e constatar que a pata deste animal é do tamanho da sua cabeça!

 

Tigre Branco
Tigre Branco

 

Depois fomos ver os tigres siberianos e foi um pouco assustador no começo, pois eles estavam bem agitados andando de um lado para o outro, mas aos poucos fomos se habituando a situação, pois os cuidadores falaram que era normal a atitude dos animais, pois estavam na hora de comer e que como eles não tem o habito de caça e não veem os humanos como presa, poderíamos ficar tranquilos e curtir o momento.

 

Tigres esperando a comida
Tigres esperando a comida
Tigres
Tigres
Tigre Siberiano
Tigre Siberiano

 

Além dos felinos, o Zoo tem vários outros animais como: cabras, pavão, porcos, gatos, cachorros, répteis, camelos, elefantes, focas, ursos, aves, entre outros.

 

Mapa do Zoo
Mapa do Zoo
Bode
Bode
Casa dos Répteis e animais exóticos
Casa dos Répteis e animais exóticos
Focas tomando sol
Focas tomando sol
Os pavões ficam soltos entre as pessoas, assim como vários outros.
Os pavões ficam soltos entre as pessoas, assim como vários outros.

 

Com o urso é possível ter uma interação, onde você compra uns pedaços de comida para alimenta-lo e você fica bem pertinho dele.

 

Alimentando o Urso
Alimentando o Urso

 

Após alimentar o pequenino urso, fomos visitar os filhotes dos felinos e eles são incríveis. A vontade é de pegar e levar para casa! Pena que não podemos pegar eles no colo. Até não sei dizer o porquê não, pois já havíamos visto vários outros vídeos de pessoas com eles no colo.

 

Filhotes de Tigre
Filhotes de Tigre
Leãozinho comendo
Leãozinho comendo

 

A próxima parada foi no viveiro das Araras e lá também podemos interagir com as aves, assim como acontece no Parque das Aves em Foz do Iguaçu.

 

Arara
Arara
Araras namorando
Araras namorando

 

Uma das partes que mais gostamos e que não sabíamos que tinha, era a interação com os elefantes. Você pode chegar bem pertinho alimentar eles e tirar umas fotos.

 

Alimentando o Elefante
Alimentando o Elefante
Elefante posando para a foto!
Elefante posando para a foto!

 

Outra atração do Zoo é o passeio com os camelos e claro que nós não perdemos a oportunidade para relembrar quando passeamos em um na Tunísia!

 

Passeio de Camelo
Passeio de Camelo
Passeio de Camelo
Passeio de Camelo

 

E para fechar com chave de ouro fomos conhecer de pertinho o famoso rei as selva, nesse caso, no máximo rei do Zoo de Lujan. Nessa altura nó já estávamos bem adaptados a situação e mesmo com os rugidos ficamos firmes!

 

Os reis do Zoo
Os reis do Zoo

 

 

ONDE COMER

 

 

Dentro do Zoo tem alguns restaurantes que servem lanches e comida caseira. Optamos por comer comida e os pratos foram bem generosos e estavam bem gostosos. Também, sabe como é né? Depois de vários dias viajando e comendo lanches, sempre que da para comer uma comidinha assim não perdemos a oportunidade.

 

Lanchonete
Lanchonete
Restaurante
Restaurante

 

 

VÍDEO

 

 

Assistam o vídeo que fizemos mostrando um pouco como foi este dia e conheça um pouco melhor como é o Zoo de Lujan.

 



 

103 Comments

  1. Luciana Rodrigues

    Bora julgar o ser humano… afinal, seres perfeitos têm mais é que apontar o que lhes é imperfeição nos outros. Jamais em si mesmos.

    P.S. Adorei as fotos e, sim também já fui e vou ousar, na minha mais profunda maldade voltar lá.

    1. Passeando a Limpo

      Obrigada por compartilhar seu pensamento 😉

  2. Suely

    Gente do céu…estou lendo tudo isso do ser humano? Parece mais facçoes inimigas!!Ninguem sabendo controlar seus instintos selvagens aff

  3. Ana Paula Contar

    Uma pergunta Natália. Se você não consegue eliminar toda a poluição ou impacto negativo no meio ambiente isso quer dizer que não adianta nada você apoiar e ir estabelecendo na vida práticas que irão diminuir esses impactos? Critico quem faz essas visitas a zoológicos e similares, e você que defende não critica quem joga lixo na rua ou na praia? Afinal todos nós poluímos. Todos os meus cães são adotados, por muitos anos fiz trabalho voluntário com cães e gatos abandonadas, não como carne, evito ao máximo produto de origem animal e meu último calçado de couro deve ter mais de 10 anos. Sou melhor que alguém por isso, de jeito nenhum, porque a questão aqui não sou eu, a questão são eles, é por eles que fazemos, para que sejam deixados em paz e deixem de ser explorados de todas as maneiras possíveis. Para mim não é possível deixar tudo, tomo remédio, se ir a um lugar assim é tão importante e essencial, como é o remédio para mim, vá, infelizmente ficar xingando quem vai, quem come, quem veste, quem toma remédio, não muda a vida dos bichos, hoje o que mais existe é informação, não creio que alguém vá mudar se não for por sua livre iniciativa, mas que é difícil é, dá vontade de falar. A gente tenta ao máximo, eu tento ao máximo, realmente deixar de fazer um programa estúpido desses, é fácil, ninguém precisa disso. E sim, infelizmente seria melhor talvez, se não houve recursos, que eles não estivessem ali depois do circo, e o circo também deveria acabar, alguns perderiam a vida, mas a prática desapareceria. E não compare crianças com bichos, também sempre faço essa pergunta. Quantas crianças você ajuda?Eu ajudo muitos cachorros, ajude as crianças e o mundo será melhor para todos. Concordo que melhor que agredir ou coisa assim, é ter atitudes práticas, que efetivamente façam alguma diferença.

  4. Luiz

    Continuando.
    …não existe adaptação para esses animais, mas sim subjugação. Mesmo os animais que nasceram em cativeiro, não perdem essa “força” que os fazem viver.
    É fácil comprovar o que escrevi, deixe-os uns cinco dias sem alimento, e quero ver quem entra no espaço deles, sem precauções, cuidados extras, numa boa.

    1. Passeando a Limpo

      quanto ao que pode ser feito, ai já não cabe a nós né! Como mencionamos no post, achamos sim que animal tem que ficar na natureza, bom..apenas relatamos o que nós vimos e pesquisamos após a nossa visita! Abraços

      1. Anônimo

        Péssimo!!!!!! Que vergonha

      2. Fabio Peterson

        Tive a oportunidade de conviver um tempo no zôo lujan , vi os animais serem tratados com muito amor e carinho pelo senhor Jorge e seus funcionários, animais bem alimentados,vejo muito falso moralismo, tem gente que crítica mas não faz nada pra mudar a situação de nada , caiam na real ,daqui algum tempo não haverá mais habitat para esses animais, desmatamentos, e ao redor se vê cada vez mais a natureza sendo empurrada por condomínios fazendas e etc. Então antes de criticar, olhe pra si e vejam o que fazem por alguém ou algum animal, a…e não vale criar o cãozinho em cativeiro, kkk ,em grande parte esses animais vieram de circos onde eram mal tratados, e a própria FAUNA (IBAMA da Argentina) leva animais que pessoas comuns criam em casa até determinado tamanho depois simplesmente descartaram como lixo em algum terreno baldio, sei a história de quase todos os animais do zôo Luján , muita gente moralista de final de semana vao uma vez tiraram suas fotinhos e saem falando mal , e tem quem vai tenta conhecer a história e não sai falando bobeira. Procurem saber como é que funciona lá na África falsos moralistas, lá a caça pega ,mortandade direto pra arrancar pele ,marfim e etc , Salve Zôo Luján!!!

  5. Luiz

    Bom dia.
    Pelas fotos é possível verificar que os animais estão bem alimentados, mas tenho duas observações a fazer:
    1 – Não é possível comparar os recursos de adaptação humana ao dos animais, principalmente os selvagens. Não podemos esquecer que o ser humano é um ser racional, age sempre motivado pela necessidade social ou pessoal, e em muitas situações por vontade própria. O animal irracional segue somente seus instintos, impossíveis de serem modificados à curto prazo.
    2- Nem mesmo a facilidade de adaptação do ser humano, faria com que ele quisesse continuar vivendo preso no ambiente em que nasceu, caso tivesse nascido dentro de uma estrutura (jaula, cela, etc), não

    1. Passeando a Limpo

      Luiz, perfeitamente! São comentários como o seu que esperamos, afinal ninguém é obrigado a concordar com o outro! Quando falamos da comparação, nao queremos dizer que é ao pé da letra, o que queremos dizer é que todos nos adaptamos, seja na em que circunstâncias forem estas! O que precisa ser entendido é que o Zoo faz um trabalho social, pegando animais de zoológicos e circos, onde sim nesses lugares eles são mau tratados. enfim. entendo seu ponto de vista…nos só podemos falar do que vimos e do que pesquisamos( com evidencias comprovadas inclusive com links no nosso post)

  6. Amanda

    A pior analogia de todas foi a dos gatos dormindo durante o dia. Kkkkkkkkkk
    O ser humano só surpreende! Se vocês queriam falar sobre sua visita, blz… Mas, que o fizessem sem todo esse medo e apenas apresentando seu roteiro. Se havia nos seus corações a dúvida de que estavam patrocinando um circo de horrores, é pq havia algo de errado sim!
    Enfim, maior cego et aquele que não quer enxergar!

    1. Passeando a Limpo

      Não temos medo de nada querida…apenas mostramos o nosso ponto de vista! faça somente a sua parte e o mundo será melhor! Mas faça certo, pois ficar criticando o trabalho dos outros, já mostra que não estas no caminho certo…. Ou tu acha que é melhor do que nós ou do que qualquer outra pessoa?

      1. Gabriel

        Façam certo vocês! Você está certíssima Amanda! O maior cego, é aquele que não quer ver!
        Vocês têm um blog aberto, e visitaram um local polêmico! Fizeram comentários, de início, que pareciam que iriam averiguar ou relatar algo. E falaram apenas “achismos”, sem nenhum embasamento científico ou teórico! Era mais fácil só falar sobre o roteiro e pronto! Agora, não venham achar que não podem receber críticas. Se não as querem, comecem por não publicando vossas viagens! E parece que quem se acha melhor aqui, são vocês, que não podem receber críticas, e não a Amanda, que apenas deu a opinião dela!

        1. Passeando a Limpo

          Acho engraçado que vocês ficam apontando os dedos, e nesse caso para estarem falando, suponho que fizeram o dever de casa, no caso o tal estudo científico e teórico, e já sabem tudo que acontece lá, certo? Então façam a sua parte e denunciem! Porque quanto mais vocês comentam aqui, mas o nosso post ganha evidencia e mais pessoas leem a matéria e se interessam em visitar o Zoo, que por sinal é muito legal, todos adoram. ah e lembrem-se o que acontece quando você aponta este dedo! E assim como vocês dão a sua opinião, devem estar preparados para uma resposta, não podem ficar ofendidos também! Nós não ficamos e muito menos nos achamos melhor do que ninguém!

  7. Anônimo

    Querem comparar seres humanos q ficam trançados em casa com seus aparelhos eletrônicos a animais q são drogados sem a vontade deles?? Vc iria gostar de ser drogado todo dia pra um monte de estranhos ficar tirando fotos suas? Esse blog bostejou muita merda

    1. Passeando a Limpo

      Fico aqui imaginando seres humanos TRANÇADOS! Alguém, digo o mesmo….ficar bostejando falsa moralidade no blog dos outros também não é nada legal….vai lá no mundão e fala a sua parte!

  8. Anônimo

    Lamentável um blog apoiar isso.

    1. Passeando a Limpo

      Tantas coisas a se lamentar nessa vida! Sei como é! Mas eu só agradeço!

  9. Enio Lima

    Impressionante a ignorância e arrogância de nós, seres humanos, que nos dizemos superiores.
    Quanto ao zoo, nunca fui mas irei com certeza.
    E por um único motivo: Adoro demais e respeito muito os animais selvagens (e não silvestres, como alguns “especialistas” colocaram em suas mensagens). E quando em minha vida terei a oportunidade de ver, tocar, acariciar, respeitar, admirar, enfim, amar um animal desse porte, dessa beleza?
    E soltos, não em jaulas apertadas.
    Não sei se são dopados ou não. Não parecem ser.
    Parecem que estão adaptados ao convívio com humanos e outros animais, e com certeza não ligam para fotos e filmes. Não têm esse nivel de racionalidade.
    Maldade é ir à África para fazer safari, matar animais selvagens por puro prazer monstruoso. Maldade são as “linhas de produção” de carne bovina, suína, caprina, aves e outros, que funcionam para alimentar a todos nós.
    Quero crer que eles têm um negócio que deu certo, tratando com carinho e respeito os animais desde o momento em que nascem. É um negócio que exige muito trabalho, dedicação e dinheiro.
    Eu, se pudesse, trabalharia lá como voluntário, só pelo prazer de conviver com esses animais maravilhosos, que, sim, são selvagens, mas se nasceram e cresceram em cativeiro, devem permanecer lá.
    Maldades muito piores, a espécie mais avançada do planeta comete milhares, a cada segundo, contra outras espécies, contra si mesma e contra o planeta.

    1. Passeando a Limpo

      Obrigado por compartilhar seu pensamento!

    2. Mirian Marques Morais

      Uau!!!! Que comentário maravilhoso!

  10. Bete

    Existe algo diferente neste zoo, pois o cachorro convive com a galinha q convive com gato q convive com o bode q convive com o pintinho q convive com o ganso… Sendo q certa vez, dois cachorros mataram todas as aves q minha avó tinha em sua chácara (galinha marreco, ganso, cisne)… E lá, o cachorro está dentro da jaula, um bando de gato dormindo pelo zoo, tem tigre bravo, tigre dormindo e, eu vi um tigre tendo atitude de cachorro ao fazer uma arte (pegou a mamadeira c leite e furou ela toda, quando o cuidador viu, o tigre, enooooome, saiu correndo… Kkkkkkkkk… Uma graça… Promover essa interação entre os animais é bárbaro. Dizem q os animais são inteligentes, mas para aprenderem a viver c os demais animais e humanos são burros, não aprendem? Só indo lá para tirar as conclusões… Mas eu gostei.

    1. Passeando a Limpo

      🙂 Faz sentido…. obrigado pelo relato… 😉

  11. Paulinho Bocanegra

    Boa tarde !
    Meu filho esteve neste zoo . Entrou lá onde estão os felinos .
    Particularmente acho uma idiotice tudo isso . Não existe animal selvagem manso , a menos que os droguem para ficar calmos – o que acho mais uma estupidez do sêr humano . Deveriam ter vergonha de divulgar as fotos , se achando cheios da razão , felizes ; porque são todos insensíveis , sem o menor respeito pela natureza . Não é à toa que os rios de nossa A. Latrina estão ficando todos podres , sem vida . O poderoso rio Paraná, por exemplo, na Argentina , é todo contaminado . Quem come peixe deste rio está comendo metais pesados e um montão de porcarias. No Brasil não está diferente ; o capitalismo só quer dinheiro , nada mais, nunca se iludam …Paulinho Bocanegra – Floripa- Brasil .

    1. Passeando a Limpo

      Entao voce tem vergonha do seu filho tambem? acha ele um idiota?

      1. Passeando a Limpo

        Professora de interpretação de texto? Como ela é inteligente…

  12. Andreia Lopes

    Apesar de ainda não ter visto pessoalmente, estou pesquisando bastante para minha próxima viagem, pq minha companheira sonha em conhecer esse lugar.
    É um assunto delicado e de início decidi que não qria ir, inclusive expliquei a polêmica pra ela. Mas decidimos fazer uma pesquisa e lemos muitas coisas, inclusive explicações dessa adaptação na biologia e mudamos de idéia ao ver um vídeo no youtube, de um parto de um felino com a ajuda do presidente do zoo.
    Um animal dopado faria um parto? Logo em seguida ele daria um banho de lingua no filhote estando dopado… Tudo com a presença de um humano bem do lado. E ainda existe alguns dados q afirmam q animais constatemente dopados não vivem muito tempo.
    Concordo que não é o melhor habitat, mas as pessoas exageram demais.

    1. Passeando a Limpo

      Assino abaixo 😉 Espero que voltem de la com a mesma visao! Nos adoramos…

  13. Geanne

    Senhor!! Fui buscar informações sobre zoológico e me deparo com esse monte de comentários sem noção! Atacam a família como se fosse donos do zoo!! Só pra constar: pra criticar tem que ter colaboradores financeiro para a viagem, porque penso da seguinte forma, dê a sua opinião a partir do momento que saiu do seu bolso… Deve ter muitos!!!! Uhum…Ata…(foi o que imaginei)… Parabéns pelas informações sobre o zoológico, pessoas sensata e sem voar entre Júpiter e Marte, sabe qual foi a intenção de vocês…

    1. Passeando a Limpo

      Muito obrigada! Ainda bem que existem pessoas que conseguem entender e diferenciar uma coisa da outra! 😉

  14. marcos

    nossa, que gente chata! manda pra PQP MEU…..passeio bacana, obrigado por compartilhar.

    1. Passeando a Limpo

      Ufa….Risos….valeu! Realmente é bem bacana e vale muito a pena!

  15. Henrique7

    Engraçado ver as pessoas com uma falsa moralidade a respeito dos animais, quando alguns não comem carne, mas usam roupas de algodão, bolsas e sapato de couro, tomam remédios que para serem feitos foram testados em animais… passaram a vida tomando leitinho de vaca e comendo sanduba com bacon. A falsa moralidade vai além: faltam com respeito ao próximo, furam filas, burlam os impostos, enfim, levam vantagem em tudo que puder… mas é aceitável, pois descendem dos primatas.

    1. Passeando a Limpo

      Mais ou menos por ai…..

  16. JACIELE DAVI NETO

    Os seres humanos têm que parar de tratar os animais como se fossem os proprietários, os determinantes das suas vidas… Se você consegue chegar junto/interagir com um animal não doméstico, em algum momento houve crueldade ou ainda há crueldade. O ser humano consegue desenvolver várias áreas de conhecimento e tecnologia mas ainda falha muito na moral.

    1. Passeando a Limpo

      Os seres humanos sao falhos mesmo…existem seres humanos que tratam outros seres humanos como se fossem donos e fazem coisas ainda piores do que com os animais….

  17. Anônimo

    Fui na Argentina em 2015 e não tive a minima vontade conhecer esse lugar. São animais silvestres, os quais ao nascer deveriam passar o processo de readaptação para que pudessem voltar ao seu habitat natural como muitos outros lugares fazem. Eles não são criados soltos, e sabe o que é mais engraçado?! Duas grandes agências de turismos falaram pra\ mim que sim, lá usavam tipos de calmantes (um funcionário da agência já tinha trabalhado lá). Chato não?!

    1. Passeando a Limpo

      Muito chato….

  18. Luiza

    Affe tive o desprazer de ver essas fotos e confirmar que ainda existem pessoas patrocinando essa maldade com os animais e ainda dando dicas de viagem… Péssimo!!!!!!!

    1. Passeando a Limpo

      Não se engane Luiza….você sem saber tenho certeza patrocina essas e outras ‘maldades’ como as que você esta criticando!

    2. Natalia

      Luiza, o que você patrocina de bom no mundo? Relate a sua conduta no dia a dia e deixe o seu depoimento de como você convence o outro a ser do bem, tem como? Ou é mais fácil vir em página de blog do coleguinha para cuspir falso moralismo?

      Exemplo se faz com conduta e não com palavras. Você come carne? toma leite? usa roupas legais e sapatos de couro? E na sua casa? Nunca teve nenhum cachorrinho comprado que estava vivendo na gaiolinha? Como é a sua vida? Conte-nos!!!

      1. Anônimo

        Tá parecendo uma disputa de quem tá mais errado. Vc postou sua viagem e se incomoda com os comentários contrários. Óbvio que todo ser humano faz coisas imorais e erradas sempre, mas o que pudermos fazer para evitar devemos fazer. Não é porque alguém achou que vc financiar esse tipo de coisa não é legal, que vc tem que atacar a pessoa tbm. Eu não sou perfeita, mas eu não iria num lugar desse. E eu sei que sim tomo remédio testado em animais e outras coisas, mas o que eu posso fazer pra evitar o mal eu evito. Não é pq tudo tem crueldade q vc tem que fazer tudo, e que vc tem que ficar tirando o seu erro apontando o dos outros. Eu não como carne, mas bebo leite, mas pelo menos tô tentando ser alguém melhor.

        1. Passeando a Limpo

          Natalia, é que aceitar a posição alheia é uma coisa, o problema é que a posição alheia sempre vem com uma ofensa junto, e ai a gente já não engole mais, justamente porque é muita hipocrisia, pq pelo que parece esses que são contrários e nos atacam se acham anjos na terra, e sabemos que não é assim!

    1. Passeando a Limpo

      É, mas segundo os muitos entendidos do assunto esse leão esta muito dopado….obrigado por compartilhar!

  19. Gi

    Entendo que a proposta do site é mostrar todo o roteiro da viagem, mas é claro que os animais são dopados.
    É triste ver as pessoas valorizando mais uma foto para postar nas redes socias e aplicativos de relacionamentos (sim, no Tinder é comum fotos nesse zoo) do que o bem estar de um animal.
    Mas não vou ser hipócrita, há muitas ações que podemos fazer no nosso cotidiano que também proporcionariam o bem estar aos animais (adoção de animais de rua, eliminação ou pelo menos redução do consumo de produtos de origem animal, apoio à ONGs ou mesmo colocar uma vasilha de água e comida para animais de rua ).
    Enfim, particularmente acho que evitar lugares ” turísticos ” como esse é algo bem simples de evitar e que não vai impactar negativamente a viagem. Fica a dica!

  20. Tatiane

    Só faço uma pergunta a quem acredita que estes animais estão adaptados:
    Vocês não acham estranho que essa adaptação ocorra somente nesse zoologico e mais em nenhuma parte do planeta?. Sim estão sedados. Ou até alcoolizados!. Língua de fora não é comportamento normal. Terceira pálpebra aparecendo também não é normal. Patas frontais sem estar corretamente posicionadas nos felinos também não é normal. Prostração não é sono, e não é normal. Agitação é fome mas também pode ser estresse. É a verdade e se vc entender um pouco de animais consegue ver isso nessas fotos e nem precisa ir lá para ver. E sim, quem está indo tirar fotos com eles é quem está financiando essa crueldade e como qualquer ser humano covarde, finge não ver, e ao invés de corrigir o comportamento reconhecendo o erro, fica dando desculpas e tentando provar o improvável. Espero que quem defende isso possa passar um dia por isso pra entender na prática o que não consegue ver na teoria.

    1. Passeando a Limpo

      Como vocês sabem que estao dopados/sedados? Foram la fazer testes? Não sei se vocês sabem, mas a camera fotográfica pega movimento, ou seja, essa língua que vocês vivem mencionando que esta para fora é uma simples lambida! Terceira pálpebra? tem muito especialista falando aqui na pagina, que perdem tempo falando tanta coisa bonita pagando de entendido, mas que se for para ajudar uma pessoa, nao da a mínima, é capaz de passar por cima! Muita hipocrisia nesse mundo! Meu Deus!!! Falam como se fossem santos….sem paciência pra tanto mimimi

      1. Gi

        Não é preciso um exame para perceber que estão dopados. Como já falado nos comentários anteriormente, até mesmo um animal DOMESTICADO como um gato (que é da família dos felinos)nem sempre quer a aproximação e o contato com as pessoas. Imagina um animal SILVESTRE! Mas sim, há uma série de ações que deixamos de fazer no cotidiano pelos outros (inclusive os animais), o que não impede de que possamos fazer outras.
        É válido defender o seu ponto de vista e não acho que você deva ser apedrejada por ter ido a esse zoológico, mas seus comentários são bastante agressivos e relevam que você não tem maturidade e profissionalismo para lidar com as críticas (que em qualquer profissão e veículo de informação vão existir). A vida pessoal de quem comenta e a sua não devem fazer parte da discussão e as ofensas de ambos os lados são equivocadas .O site é bem legal e é uma pena a sua postura adotada nesse post.

        1. Passeando a Limpo

          Gi, não levamos o Blog como um negocio, e por isso nao precisamos ser profissionais! O blog é um passatempo em que descrevemos as viagens da nossa família e assim por diante! Até tentamos ser os mais políticos possíveis, porem se fossem só a criticas que recebemos OK, mas nós é que estamos sendo agredidos! Quando você é atacado com palavras e pensamentos negativos atingindo sua família perdemos a paciência e elegância! Não tenho duvidas que seria assim com você também! Você não tem ideia do tanto de comentários que apagamos, desejando que nossa família morra e por ai vai….e tudo nessa vida tem limites! Acho ainda que somos educados de mais em nossas respostas, essa é a verdade! E para quem não sabe…quanto mais comentários aqui…mais o google acha relevante o post e coloca em evidencia…então de certa forma, todos estao ajudando a propagar o Zoo! É o que falamos no Post, nós fomos la e vimos e por isso escrevemos…se tivéssemos visto mau tratos sem duvida e descreveríamos isso! Tem muita gente radical que vem aqui apontar o dedo, mas com certeza tem o teto de vidro! Enfim…você colocou seu ponto de vista e de certa forma respeitou o nosso…é por ai que tem que ser, tanto é que em nenhum momento desrespeitamos seu posicionamento!

    2. Julia

      Dra. Veterinaria!!! Que tal ir até buenos aires promover um protesto e fazer valer os direitos deles?

      Aproveite também para relatar a todos os leitores aqui do blog como é o seu cotidiano… o que come, o que veste e se a sua conduta no dia a dia se aproxima de exemplo a ser seguido por todos.

  21. Anônimo

    bom, não sou a favor de zoológicos, mas lendo os comentários gostaria de fazer as seguintes observações: Sobre os animais serem sedados, alguém sabe valores de anestésicos veterinários ? e a quantidade q iria para manter cada animal sedado o tempo todo? sem falar na saúde desses animais, não tem comooo manter eles sob efeito de sedativos. Eles já nascem em cativeiro, nao tem atrativos, não precisam caçar, por issso são assim. infelizmente se fossem soltos, nao sobreviveriam

    1. Edison

      Melhor comentário impossível para os imbecis de plantão…

  22. Edison

    Esses “pobres” animais vivem melhor que muitas crianças. Está tudo invertido. Maldita doutrinação de esquerda que impregnou esse país.

  23. Marta

    Quando eu vejo gente ruim, cruel, judiando de animais, fico triste.
    Mas eu fico realmente descrente de tudo quando vejo pessoas bacanas, gentis e sensíveis, que poderiam ser minhas amigas, achando certas coisas normais. Gente que fica horrorizada quando vê um cachorro acorrentado e torturado mas come foie gras, baby beef, passeia de charrete, acaricia golfinhos e vai ao Zoo Lujan sem querer enxergar a crueldade por trás de tudo. Isso me faz pensar no quanto a humanidade procura apenas seus próprios interesses, mas sempre escondida pela hipocrisia. Se vocês dissessem “é cruel, mas não estamos nem aí, queremos nos divertir mesmo que isso implique em sofrimento dos animais”, seria ruim mas não seria hipócrita. Mas ver gente como vocês fingindo acreditar em história da carochinha de que os animais são adaptados a viverem assim me deixa muito, muito triste. Esse mundo não vai ter jeito nunca, mesmo.

    1. Passeando a Limpo

      Você sabe quantos animais de circo esse zoo já resgatou, tratou, cuidou…e assim por diante? Você sabe o quanto custa manter esses animais? Eu sinceramente não sei, mas deve ser muito, pois eles comem bastante! O Zoo não tem ajuda de ninguém para manter tudo isso! O dinheiro só pode sair de um lugar… dos visitantes que visitam o Zoo! Então é melhor o bichinho morrer sofrendo maus tratos no circo, ou ser alimentado, bem tratado no Zoo de Lujan? (Cada um enxerga o que quiser ver)

    2. Natalia

      Marta,

      Sua conduta realmente deve ser muito exemplar e digna de ser seguida por todos. Nos passe seu contato para que possamos ter a oportunidade de conviver com você! O mundo precisa de mais pessoas assim, que fazem 100% o oposto do que prega aqui. Conte pra gente também onde que você compra suas roupas e seus sapatos, porque certamente eles não tem qualquer origem animal. Fale também o contato de onde você – desde que nasceu – adotou os cachorros que tem ou teve. Se o mundo na sua concepção nunca terá jeito, significa que você já se utilizou de todos os meios morais, eticos e honestos para constatar isso.

      Um beijo e fique com Deus.

  24. Anônimo

    Sabe o gato? É um felino, certo? Tenho uma e ela é bem tratada, alimentada e com toda certeza me ama. Mas detesta quanto faço carinho nela sem que ela peça. Ela me morde e por vezes até me machuca. Então, você acha de verdade que esses felinos gostam de tirar fotos e serem acariciados pelos humanos o dia inteiro? Pelo amor de Deus!!! Santa ignorância. O que vocês fizeram, nada mais é do que patrocinar maus tratos de animais ( e isso, meus queridos não é costume diferente… é crime!) Em que mundo vocês vivem pra dizer que se tivesse algo errado com esses animais, as autoridades ja teriam feito alguma coisa a respeito? Conhece o capitalismo? o dinheiro? Pois é!

    1. Passeando a Limpo

      Você sabe quantos animais de circo esse zoo já resgatou, tratou, cuidou…e assim por diante? Você sabe o quanto custa manter esses animais? Eu sinceramente não sei, mas deve ser muito, pois eles comem bastante! O Zoo não tem ajuda de ninguém para manter tudo isso! O dinheiro só pode sair de um lugar… dos visitantes que visitam o Zoo! Então é melhor o bichinho morrer sofrendo maus tratos no circo, ou ser alimentado, bem tratado no Zoo de Lujan? (Cada um enxerga o que quiser ver)

      1. Raquel

        sério, para de repetir isso que tá feio…

        1. Passeando a Limpo

          Cara…você é chata hein…pega um aviao e vai la na frente do Zoo protestar entao…

    2. Natalia

      Se você faz carinho nela mesmo sabendo que ela detesta, significa que você judia dela, a maltrata. No caso destes animais, conte-nos por favor algum relato que já tenha visto, real, de que esses animais foram provocados por algum turista e os mesmos os agrediram.

      Nunca fui neste zoo e não iria por medo, mas se eles fossem maltratados seriam no minimo rebeldes com todos. E se eles fossem dopados diariamente, a dosagem teria que ser alta e sendo alta eles não aguentariam andar, ficarem sentados ou de olhos abertos.

      HUMANOS, quando que o desejo de falar e acusar será maior que a necessidade de ter mais prudência ao se manifestar? Quando que a vontade de falar será maior que o respeito que todos devem ter pelo o outro?

  25. Ana Carolina Mariano

    É ÓBVIO QUE É POLÊMICO. Simplesmente pelo fato de que é CRUEL. Mais triste de tudo é pesquisar sobre recomendações acerca desse lugar e ver pessoas indicando o passeio pra “quem gosta de animais”. Gente, quem gosta de animais não vai contribuir pra isso NUNCA. É muito claro que os animais estão dopados. E, independente disso, eles estão presos, enjaulados. Tente inverter a situação e ver se você se adaptaria a essas condições.

    1. Passeando a Limpo

      Você sabe quantos animais de circo esse zoo já resgatou, tratou, cuidou…e assim por diante? Você sabe o quanto custa manter esses animais? Eu sinceramente não sei, mas deve ser muito, pois eles comem bastante! O Zoo não tem ajuda de ninguém para manter tudo isso! O dinheiro só pode sair de um lugar… dos visitantes que visitam o Zoo! Então é melhor o bichinho morrer sofrendo maus tratos no circo, ou ser alimentado, bem tratado no Zoo de Lujan? (Cada um enxerga o que quiser ver)

    2. Natalia

      Querida Ana Carolina. O que você veste vem de onde? Tem usado roupas de que material pra tampar seu corpo? E seus calçados? Você se alimenta de que? Você não bebe leite? Não come carne? Um beijo pra você dona da hipocrisia e que deve viver em prol de destilar falso moralismo em páginas alheia. Não curtiu? Saia do blog… faça sua parte… seja a mudança que você quer ser no mundo! A gente muda o mundo com exemplos e não com acusações…se você se enquadra no bloco de exemplos, ok! Siga fazendo a sua parte que se for legal terá a recompensa.

  26. Bruna

    “só estamos demonstrando” fatos, é para rir?. São por pessoas assim que lugares como esses ainda existem, eles sabem que sempre terão renda de pessoas que ao inves de ir a locais saudáveis, ou de denunciar tais atos, vão lá tirar fotinhos com os bichos, gente sem noção, e olha que esse adjetivo é o mínimo a dar. Lembrando que maus tratos não é questão de “ponto de vista” não, e sim do certo e errado que esta cada vez mais defasado nesse mundo.

    1. Natalia

      Bruna,

      Qual seu papel de contribuição no mundo para que situações como esta não ocorram? Liste elas por favor…

      – sempre adotou animais ao invés de compra-los?
      – nunca comeu carne? (TODOS OS TIPOS)
      – não bebe nem nunca bebeu leite?
      – e suas roupas e calçados são feitos com qual material?

      Sobre o zoologico em questão o que você já apurou (sem influência da mídia e mente coletiva) para atestar essas verdades absolutas que você jorrou aqui?

      Sabe qual é o problema do ser humano? Julgar…julgar sem conhecer, julgar sem estudar, julgar sem olhar o próprio umbigo. Seja a mudança que você quer ver no mundo e essa mudança não acontece julgando os outros, acontece quando a sua conduta passa a ser exemplo e arrastar contigo quem convive com você.

      Eu nunca fui nesse zoologico, jamais iria por ter medo e talvez pena deles sim, mas não julgo quem foi ou quem vai pois não me sinto dotada de conhecimento a respeito dele para ficar aqui supondo o que pode ou não ser. SE não curte o blog da menina, simples, não acesse, não recomende, mas o seu comentário não irá mudar nenhum fato.

  27. Lis Salazar

    Eu fui no zoológico lujan com uns 7 anos de idade, foi em 2008, uma tia minha tinha ido e eu e minha mãe resolvemos conhecer, não lembro de tudo, era bem pequena, mas ao chegar recordo que vi uma tartaruga no meio da estrada fugindo do zoológico, lá dentro lembro que vi um leão marinho, tinha visto vários na viagem, aquele estava triste em uma piscina pequena para ele e suja, tudo parecia ser bem emprovisado, acho que fomos em uma terça feira, andamos de dromedário e elefante, achei que seria bem legal, até que foi apesar de ter sido muito rápido, tiramos uma foto e foi isso, a parte mais triste foi do urso, os filhotinhos ficavam soltos em um cercado e podíamos tocar neles, aparentemente bem legal se eles não estivessem meio desnorteados e sua mãe ursa estivesse presa em um lugar super pequeno, pouco mais que um banheiro químico, todo fechado, quase sem entrada de luz e ar, ela gritava, desesperada, foi nesse ponto que decidimos ir embora e nunca mais voltar lá, nem chegamos a ver os outros animais, foi triste, com certeza não é uma lembrança boa, fiquei muito assustada. O ponto da viagem com certeza foi o zoológico temaiken, acho que um dos melhores que eu já fui, até voltamos no ano seguinte, o maximo, é maravilhoso assim como sua estrutura, tenho vontade de voltar até hoje rs

  28. Natasha

    É inacriditável em pleno século 21 pessoas ainda pensarem dessa forma, quererem enjaular animais para entreterimento de crianças. Realmente acreditam que o animal está adaptado a viver para sempre enjaulado ? Ou ele simplesmente não tem outra opção ? o que seria não se adaptar ? ele sair matando todo mundo ? Agora como ele fica calmo , ele está adaptado. Isso é um crueldade sem fim. Nós seres humanos continuamos a sentenciar animais como palhaçõs do nosso entreterimento. Quer ver Leão ? Vai pra Africa , vai para um santuário que haja proteção a espécie e não escravização . Quer ver baleia ? Vai para abrolhos na Bahia , é um verdadeiro espetáculo .Quer ver um urso? Viaje para o polo norte sei la para onde por sua conta e risco. Agora aprisionar animais para o nosso prazer e satisfação humana é cruel não acham? Certamente meus filhos jamais frequentaram zoológicos vou ensiná-los o verdadeiro valor de toda criatura natural. é lamentável ver pessoas que ainda preferem ver animais aprisionados do que soltos. Lamentável e cruel.

    1. Passeando a Limpo

      Tem tanta coisa pior nesse mundo que isso é o de menos…o que devemos é aceitar e respeitar a opinião alheia! Cada um deve fazer a sua parte! 😉

      1. Nayane

        Mas tem um tipo de medidor de problemas? se aquele é pior esse pode ser simplesmente desqualificado? Respeito sua opinião, mas um
        Problema não apaga o outro. É sim muito triste a situação desses animais, e triste qu pessoas financiam esse tipo de lugar. Tem um santuário de elefantes em Chapada dos Guimarães, aqui no Mato Grosso, Indico ir conhecer os animais resgatados de situação de maus tratos. Uma dica de um passeio bacana e saudável. Abraços.

        1. Passeando a Limpo

          Você sabe quantos animais de circo esse zoo já resgatou, tratou, cuidou…e assim por diante? Você sabe o quanto custa manter esses animais? Eu sinceramente não sei, mas deve ser muito, pois eles comem bastante! O Zoo não tem ajuda de ninguém para manter tudo isso! O dinheiro só pode sair de um lugar… dos visitantes que visitam o Zoo! Então é melhor o bichinho morrer sofrendo maus tratos no circo, ou ser alimentado, bem tratado no Zoo de Lujan? (Cada um enxerga o que quiser ver) Agradeço a dica sobre o Santuário, deve ser bacana!

    2. Natalia

      Beleza. Conte para todos nós aqui qual a sua contribuição para a construção do mundo bem melhor para se viver?

      O que você faz no seu cotidiano para dar essa contribuição? Se sente exemplo? Tem conduta exemplar? Teve cachorrinhos? Todos foram adotados? E suas roupas são de quais origens? e os sapatos? feitos de quais materiais? Eu gosto de gente que acusa mas que em contrapartida comprova que tem moral para isso.

  29. Mariah

    Também estive no zoo de Luján e concordo com você, acredito sim que os animais podem ter se adaptado. Pois já que não dá para comparar com crianças vamos comparar com cachorros. Apareceu no sitio de meu pai uma cachorro aparentemente muito brava,ela fixou lá mas avançava em todas pessoas que apareciam lá inclusive eu morria de medo dela e queria comer as aves.
    A solução de meu pai foi deixá-la presa com o tempo as vezes ele a soltava e ela sempre voltava é o deixava a amarrar novamente. Ela poderia ser livre ir para onde quisesse mas voltava.
    Hoje ela não vive mais amarrada é super mansa com todas as pessoas então acredito sim que outros animais podem se adaptar.
    O que nossos olhos vêem no zôo são animais calmos e os funcionários não deixam entrar muitas pessoas de uma vez para para não assusta-los e tem horas que temos que ficar esperando o período de descanso deles.
    Mas o urso por exemplo não podemos chegar tão perto porque com certeza ele não se adaptou a isso.
    Concordo também que os animais deveriam viver em seus devidos lugares, mas confesso que fiquei mais feliz em ver um leão ser acariciado por várias pessoas, do que aqueles presos sozinhos numa jaula como ficam em outros zoológicos.
    E também se formos pensarmos assim, será que os animais do qual consumimos carnes foram criados para esse fim?!

    1. Passeando a Limpo

      Obrigado por compartilhar essa história! Serve para constatar um pouco nosso ponto de vista! 😉

    2. Vania L C

      Uauuuu, é isso ai, todos dizem que o zoo de Lujan é maltratar os animais né, mas aposto que a maioria, pra não dizer todos adoram um churras com amigos no final de semana , banhado a muita cerva gelada kkkk, nessa hora ninguém tá preocupado com o sofrimento daquele ou daqueles animais (aves, porcos, bois, ) que morreram , sabe lá de que forma cruel, a tortura que passaram, o medo, o saber que iam ser abatidos, etc…e tal, será que isso tbm não é maltrato aos animais, ou vacas, carneiros, porcos, galos, galinhas, patos, perus das nossas ceias de Natal , esses não são animais e merecem nosso amor e respeito, eu não sou vegetariana, tbm como carne, mas pousar de protetor aos animais e se alimentar de um deles tbm é hipocrisia não acham não? Sem contar nos testes que são feitos pra várias indústrias de cosméticos , sei lá se é verdade , mas teve uma grande polemica a pouco tempo aqui no Brasil por causa disso, lembram? E ai? Deixariam de usar shampoos, maquiagens ? Tbm é maltrato aos animais né, sem contar os pesqueiros esportivos, que vc tira o peixe da água, com um anzol na boca dele, só por prazer de ver quem pega o maior peixe, será que todos que são devolvidos na água sobrevivem? Isso tbm é maltrato aos animais né, então fala ai, quem de vcs não tem pecado que atire a primeira pedra, Amoooo os animais, mas tbm sou pecadora fui ao zoo de Lujan, vi animais calmos e tranquilos , não me pareciam dopados, mas se estavam , é por isso que hj estou aqui pra contar, porque nós podemos comer os animais, mas eles não podem nos comer né, isso nem eu nem ninguém quer. Desculpe o desabafo, mas julgar é fácil, quero ver é levantar a bandeira e ir a luta pra fechar todos os zoo do mundo, vamos???

      1. Passeando a Limpo

        É bem por ai….esse povo é muito cheio de mimimi …rssss

      2. Natalia

        Maravilhoso seu comentário!!! Estou aqui só bisbilhotando… apenas vendo a hipocrisia reinar! Tipico de dona de casa que nao tem objetivo na vida e segue a moda de apoiar alguma bandeira, aí escolheu essa aqui agora… quero vê as mimizentas aqui deixarem de usar shampoo, sabonete e se vestir de saco de lixo.

  30. Marco Quintanilha

    O fato de serem sedados ou não, não é o mais importante. O que importa é que os animais estão sempre sendo incomodados pelos humanos com suas fotos, filmagens e toques. Visitar este local é incentivar não só que esta comercialização continue como agreguem mais e mais animais ao zoo ao invés de parar por aí até que estes animais descansem em paz e este tipo de comércio acabe definitivamente.

  31. erika

    nossa achei muito legal!!!! estamos indo para la,, e amei saber de tudo isso! os animais infelizmente ja estao acostumados com pessoas,, e não conseguiriam voltar ao seu habitat,,, mais devem ser felizes pelo carinho dado a a eles,, assim!!! meu modo de ver!

  32. Marina B

    A sua comparação entre crianças e leões foi péssima, afinal, são duas espécies COMPLETAMENTE diferentes, toda a estrutura psicológica dos dois é divergente em quase todos os sentidos e se encontram em ambientes e situações completamente diferentes no que você descreveu. Você falar que tudo bem pelo fato dos animais terem se “adaptado” também é um argumento fraquíssimo. Como exemplo, um cachorro que nasceu e vive o dia inteiro no fundo de um quintal preso a uma corrente que não o deixa nem andar direito se “adaptou” aquilo de certa forma, mas não quer dizer que ele esteja feliz.
    E mesmo que esses animais não sejam dopados (o que continua sendo extremamente duvidoso porque não é o fato deles estarem com sono ou sem fome que os fazem não ficar irritados com a presença de centenas de pessoas o dia inteiro, todos os dias).. eles não querem ficar tirando fotos com seres humanos, vou repetir: mesmo que não sejam dopados esses animais COM CERTEZA prefeririam estar em um lugar descansando em paz sem uma multidão de pessoas em volta e diferentes mãos os tocando a cada 50 segundos.
    Se coloque no lugar dos animais e se pergunte se VOCÊ gostaria de ficar parado do mesmo lugar durante horas tirando milhões de fotos com pessoas desconhecidas, todos os dias, o dia inteiro durante anos…
    Se eu fosse você eu não postaria mais atrações que envolvem certo maus tratos aos animais, por menor que seja. Hoje em dia a consciência das pessoas em relação a essas atrações esta melhorando e muito, portanto, seu blog acaba perdendo grande credibilidade por causa disso.

    1. Passeando a Limpo

      Você esta levando muito ao pé da letra as comparações feitas, e em nenhum momento falamos que esse é o local ideal para os animais, pelo contrario…eu menciono e acredito sim, que o lugar deles é em seu habitat natural….nós apenas estamos mostrando o que presenciamos, e eu acredito que isso até ajuda, no sentido de que se tem alguma coisa errada…para que as autoridades façam então alguma coisa…pior é ver e não mostrar….Estamos bem tranquilos quanto a tudo que escrevemos….

    2. Natalia

      Marina, você estudou ou conversou com cada uma dessas espécies para saber o que eles gostam ou não? Está julgando os animais por você?! Eu certamente odiaria ficar o dia todo tirando foto, concordo, porque eu NÃO gosto de tirar foto e tenho discernimento para entender que isso é chato. Mas somos humanos e eles animais e pelo menos eu tenho a sabedoria de reconhecer que não me sinto dotada de conhecimento suficiente para entender o que fere ou não a tranquilidade deles.

      Além disso, diante toda a monografia que você redigiu acima pregando um falso moralismo, narre pra gente agora sobre você. Quem é você no mundo? Qual a sua contribuição para que ele se torne melhor? Você se acha exemplo de conduta? Como é a sua alimentação? E a sua vestimenta? Para pregar tanto moralismo, você tem que no mínimo ser vegana, não usar sapatos de couro, roupinhas fofas do comércio negro…aí sim, pode sair por aí fazendo suas pregações cheias de verdades (SUAS) absolutas.

      Mais prudência, mais respeito e menos HIPOCRISIA, queridos humanos!!!!

  33. Beatriz

    Eu e Marido fomos conhecer e curtimos o momento.
    Vimos bem de pertinho, tiramos fotos, postamos e fomos criticados por muitos inclusive, fizemos exatamente como vcs, mostramos nossa viagem à Argentina… porém, ninguém é tão hipócrita em concordar com as pessoas que afirmam que, no leitinho dado aos selvagens não há calmantinho.
    Gente…caso contrário os bichinhos nos deixariam em pedacinhos.
    Infelizmente os animais estão condicionados há tantos anos naquela situação de “cativeiro livre” que se soltos, jamais conseguiriam sobreviver em seu habitat natural.
    Certamente ha interesses de pessoas poderesas muito maiores que as denuncias já feitas para fechamento do Zoo. FATO.

    1. Passeando a Limpo

      Como não somo s especialistas no mundo animal, muito menos com felinos, nao podemos afirmar e nem discordar de nada….apenas buscamos informações a respeito e relatamos o que vimos e o que lemos a respeito….a verdade é que se de fato os animais são sedados alguém já teria feito alguma coisa né? Alguém posteriormente falou que o Zoo pega animais de circos, onde são mau tratados e dão uma vida um pouco mais digna para estes animais…Bem alimentados com certeza eles são…..ou seja…qual o mau que tem nisso…alguém tem que pagar por essa comida toda, o que não é pouco. Uma vez se colocar esses animais no meio….eles seriam presas fáceis e morreriam….

    2. erika

      acho que se foram criados assim perto do ser humano e bem alimentados acredito que não recebem calmantes

  34. Rafael

    Essas pessoas que são a favor, sao as mesmas que colocam os mesmos governantes no Brasil

    1. Passeando a Limpo

      Mas o que tem a ver essa publicação com política? Dou muita risada….

      1. erika

        pois é ,,, k to rindo aqui… tbm

  35. Marina

    Estive lá também e concordo em número gênero e grau com vocês. É ÓBVIO que o IDEAL seria que todos os animais vivessem em seus habitats naturais, mas nem sempre isso é possível, e o Zoo Lujan não retira nenhum animal do seu habitat natural. Ele cria animais que já estavam fora de seu ambiente. E pelo que eu vi lá, criam muito bem. Não vi animais dopados (leões dopados rugem alto? tigres dopados “namoram”?). Vi animais tranquilos, felizes e bem alimentados. Tive o privilégio de conhecer o dono do Zoo Lujan e ver a interação dele com os animais. Vi ele interagindo com o chimpanzé Johhny e vi tanto amor ali, como poucas vezes vi entre um animal e um ser humano. O chimpanzé é tão apaixonado pelo dono do Zoo, que quando ele se afastava ele chorava, batia na grade, para chamá-lo de volta. Isso é prova de maus tratos? Animais não mentem. Se eles amam, é porque são bem tratados. Amo animais e é claro que zoológico algum é um lugar ideal para animais, mas dentro do que é possível para estes animais, ou seja, dentro da realidade deles, eles têm o melhor que se poderia ter. O dono do zoo já falou várias vezes que coloca todos os animais dele à disposição para fazer teste anti-doping. Mas ninguém faz isso. É mais fácil acusar sem provas né? Quem fica criticando, vá lá primeiro e veja aquilo lá. Depois expresse sua opinião com imparcialidade. Não vi absolutamente nenhum animal dopado e nem sofrendo.

    1. Passeando a Limpo

      Ufaaaaaa, risossss….até que enfim encontramos alguém com a mesma posição! Tem gente que não entende e chegam a ser grosseiros…..obrigada por compartilhar com a gente tua experiência!

  36. Vitoria

    Muito fácil fechar os olhos pra realidade estive neste zoo e sim eles são dopados!

    1. Passeando a Limpo

      Fosse fazer uma denuncia ou aproveitou para tirar umas fotinhos com os bichinhos dopados? Só relatamos o que nós presenciamos e com base no que pesquisamos.

  37. Pri

    Acho que o fato de visitarem e fazerem propaganda de um lugar onde possivelmente ocorrem maus tratos à animais os tornam apoiadores desse tipo de horror. Lamentável.

    1. Passeando a Limpo

      Esse é o seu ponto de vista! Não aprovamos e nem desaprovamos nada! Apenas relatamos o que enxergamos! Duvido que na sua vida, você nunca visitou um zoológico! Pense!

    2. anne

      Também acho um absurdo. Nada justifica manter esses animais sendo explorados para entreter os humanos. Se eles já foram retirados do habitat natural antes, que fossem encaminhados para Santuários. Ou é muita ingenuidade de quem defende ou idiotice mesmo. Se são dopados ou não, isso é o de menos. Chega de explorar animais!

      1. Passeando a Limpo

        Independente que qualquer ponto de vista….nós mostramos o que vimos, mas ao menos mostramos! Cabe as autoridades resolver o problema….porque mostrando ou não, os animais estarão lá….como mencionamos no artigo…achamos que os animais devem, e é a lei da natureza, estarem soltos em seu habitat…enfim….quanto mais gente mostrar…mais possibilidades de alguém resolver o problema, se é que ele existe…..

    3. Natalia

      Pessoas como você que usam verdades absolutas próprias para julgar os outros que fazem do mundo um horror.

      Gostaria muito que relatasse a sua conduta no mundo para pelo menos termos noção se é digna de exemplo e se não está se esbarrando no falso moralismo. Todos os seus bichinhos são adotados? Suas roupas tem que origem? E seus calçados? É vegana? Respeita idosos? Respeita fila? Respeita semáforos? Ajuda os necessitados? Faz alguma ação em prol do bem coletivo?

      Entenda que para começarmos a cogitar querer ser exemplo de conduta, inciamos pelo respeito ao outro, aos seus gostos, ao que defende e ao que acredita. Somente mudamos e nos tornamos alguém melhor através do exemplo da nossa conduta e não das palavras! então menos mimimi e menos hipocrisia.

  38. Jhonny Traveller

    Ridículo.
    Dislike e bloqueado para fazer propagandas no grupo.

    1. Passeando a Limpo

      É uma pena que existam pessoas que apenas viram as costas e que não possuam a mínima capacidade de debater um determinado tema! Ainda mais quando estamos falando com viajantes, dos quais estão acostumados com lugares diferentes e costumes diferentes. Talvez seja preciso viajar um pouco mais e aprender com o mundo!

      1. Anônimo

        Não precisa viajar o mundo pra saber o que é um comportamento normal de um animal selvagem e o que é crueldade. Só precisa não ser burro.
        Quer ver animais selvagens vai fazer um safari. Quem diz gostar de animais e vai nesse zoologico, no seaworld e afins é apenas um hipócrita ou muito burro…

        1. Passeando a Limpo

          Você sabe quantos animais de circo esse zoo já resgatou, tratou, cuidou…e assim por diante? Você sabe o quanto custa manter esses animais? Eu sinceramente não sei, mas deve ser muito, pois eles comem bastante! O Zoo não tem ajuda de ninguém para manter tudo isso! O dinheiro só pode sair de um lugar… dos visitantes que visitam o Zoo! Então é melhor o bichinho morrer sofrendo maus tratos no circo, ou ser alimentado, bem tratado no Zoo de Lujan? (Cada um enxerga o que quiser ver) Obs: Se quiser mandar a grana para eu fazer um safari…agradeceria!

        2. Anônima

          Anônimo,

          Diz para os leitores deste blog como é a sua conduta na vida. Ela é exemplar? O que você faz para evitar este tipo de coisa? Apenas não vai ao zoo e ao sea world?

          Todos os seus bichinhos são adotados? Você come o quê? Qual tipo de carne? Vegano?

          Julgue a conduta alheia somente quando a sua for exemplar, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.