Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes) na Irlanda do Norte


Depois que saímos do Brasil para morar na Irlanda, uma das nossas primeiras escapadas foi para a Irlanda do Norte para conhecer uma das mais maravilhosas obras da natureza, a Giant´s Causeway ou para nós, a Calçada dos Gigantes.

 

Na Irlanda do Norte, partindo da capital Belfast saem vários Tours para conhecer não só a Giant´s Causeway, mas também outros pontos imperdíveis como a Carrick a Rede Rope Bridge, o Castelo Carrickfergus, entre outros lugares.



Partindo de Dublin capital da Irlanda, também existem empresas que fazem esses tours, mas há também muitas ‘empresas’ de brasileiros que fazem esses passeios.



Fechamos com um desses brasileiros que oferecem o passeio em comunidades do Facebook e assim em 4 pessoas partimos para conhecer a Irlanda do Norte e suas belezas naturais.

 

Nossa Day Trip incluía passar por Belfast (Centro), pelo Titanic Experience, pela Carrick a Rede Rope Bridge, pelo Castelo Carrickfergus, pela Giant’s Causeway e por fim pelo Belfast Castle (Castelo dos Gatos).

 

 

GIANT’S CAUSEWAY

 

 

A Calçada do Gigante é um conjunto com aproximadamente 40.000 colunas prismáticas de basalto encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas formadas pela disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos.

 

Giant's Causeway
Giant’s Causeway
Giant's Causeway
Giant’s Causeway

 

A formação está localizada na costa da Irlanda do Norte, a cerca de 3 quilômetros a norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim, a 97 quilômetros da capital Belfast e a 264 quilômetros de Dublin na Irlanda.

 

[intergeo id=”AM1YjM”][/intergeo]

 

Foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986 sob o nome de “Calçada do Gigante e sua Costa”, e como Reserva Natural em 1987.

 

 

A LENDA

 

 

Segundo a lenda irlandesa, um gigante chamado Finn MacCool queria enfrentar em uma luta um gigante escocês chamado Benandonner, mas havia um problema: não existia uma embarcação com tamanho suficiente para atravessa-lo pelo mar e levar um ao encontro do outro. A lenda diz que MacCool resolveu o problema construindo uma calçada que ligava os dois lados, usando enormes colunas de pedra. Benandonner aceitou o desafio e viajou pela calçada ate à Irlanda. Ele era mais forte e maior do que MacCool. Percebendo isso a esposa de Finn MacCool, de forma muito perspicaz decidiu vestir seu marido gigante como um bebê. Quando Benandonner chegou à casa dos dois e viu o bebê, pensou: “Se o bebê é deste tamanho, imagine o pai!”, e fugiu correndo de volta para a Escócia. Para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacCool destruiu a estrada enquanto corria, restando apenas as pedras que agora formam a Calçada do Gigante.

 

 

O PASSEIO

 

 

Obviamente que outra opção talvez mais econômica e atrativa seja alugar um carro, assim você terá mais flexibilidade, podendo ficar mais tempo nos lugares que achar mais legal.



Como na época ainda não tínhamos tanta experiência com essa vida cigana, optamos pelo mais fácil.

 

Saímos de Dublin bem cedinho (umas 5hrs da manha) com destino a nossa primeira parada, o Castelo Carrickfergus, um dos castelos mais preservados do país.

 

Carrickfergus Castle
Carrickfergus Castle
 Carrickfergus Castle
Carrickfergus Castle

 

Nossa segunda parada foi no Rope Bridge, uma ponte suspensa erguida com cordas a mais de 30 metros do mar e é uma das atrações mais visitadas do país.

 

Rope Bridge
Rope Bridge
Rope Bridge
Rope Bridge

 

Antes de falar sobre a nossa terceira parada e tema principal deste post, a Calçada dos Gigantes, vamos falar sobre:

 

A quarta parada foi no Belfast Castle, também conhecido como Castelo dos Gatos, erguido em meados de 1870, porem ao longo dos anos passou por varias restaurações. Hoje o castelo serve como local para casamentos e também é possível fazer um tour passando por alguns ambientes interativos e outros intactos como eram no passado.

 

Belfast Castle
Belfast Castle
Belfast Castle - Castelo dos Gatos
Belfast Castle – Castelo dos Gatos

 

Nossa penúltima parada, o Titanic Experience é um lugar fantástico e vai fazer você voltar no tempo, pois afinal, quem não assistiu o filme né? Neste lugar é possível ver a doca onde o navio foi construído, além do prédio da White Star House, empresa que o construiu.(Atualmente existe um museu bem moderno diferentemente de quando estivemos lá)

 

Titanic - Local onde ele foi construido
Titanic – Local onde ele foi construido
White Star House - Titanic
White Star House – Titanic

 

A ultima e mais rápida parada (até porque já estava anoitecendo) foi no centro da cidade no Belfast City Hall. A câmara municipal é um dos prédios mais bonitos e emblemáticos da cidade, sendo possível fazer um tour guiado por suas dependências.

 

Belfast City Hall
Belfast City Hall
Belfast City Hall
Belfast City Hall


A terceira parada foi então na famosa Giant’s Causeway, um lugar indescritível e imperdível para os amantes da natureza.

 

Giant's Causeway
Giant’s Causeway

 

A Giant’s Causeway abre todos os dias da semana e a ultima admissão é uma hora antes do fechamento e os preços variam de 4,5 libras a 9 libras, mas é possível ainda conseguir descontos na compra antecipada. Veja aqui os horários e valores.

 

Após chegar ao centro de visitantes e comprar nossos tickets, partimos para uma caminhada até a tal Calçada dos Gigantes, mas para os que não estiverem dispostos, existe um ônibus que te leva e te busca.

 

Como no inicio não estávamos cansados e queríamos se conectar com aquele lugar mágico e aproveitar cada cantinho fomos caminhando. (Usamos o ônibus na hora de ir embora)

 

Antes de chegar no destino final, passamos por uma prainha com aguas congelantes e que com certeza não é indicado banhar-se ali.

 

Giant's Causeway
Giant’s Causeway

 

De longe já é possível observar as formações e a medida que íamos chegando ficávamos cada vez mais abismados com o que estávamos vendo, pois quase que não é possível acreditar que a natureza fez aquilo tudo sem a ação do homem. É de tirar o fôlego.

 

Giant's Causeway
Giant’s Causeway
Giant's Causeway
Giant’s Causeway

 

Ali naquele cenário ficamos por varios minutos andando pelas redondezas tentando absorver as informações quase que incrédulos.

 

Uma experiência indescritível e que vale cada centavo pago.

 

 

VÍDEO

 

 

Preparamos este vídeo mostrando um pouquinho de cada um desses lugares que visitamos neste emocionante dia.

 

 


 

Um comentário

    1. Passeando a Limpo

      Obrigada Patricia! 😉

  1. Luciano Arantes

    Boa noite,
    Vimos o tour de um dia que fizeram para a Irlanda do Norte, incluindo a Calçada dos Gigantes. Voces poderiam nos indicar o contato da empresa que contrataram para o tour?

    1. Passeando a Limpo

      Luciano, Tudo bem? O rapaz(empresa) que fizemos este tour voltou para o Brasil. Mas se você buscar nos grupos do de Dublin no face encontrara muitos anúncios de passeios! Ate olhei alguns que estão cobrando em torno de 35 euros! espero ter ajudado! qualquer coisa estamos a disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.