St. Patrick´s Day Festival


Quem nos conhece e nos acompanha sabe a relação de amor que temos pela Irlanda e mais especificamente por Dublin. Moramos por dois anos nesse país maravilhoso e por isso tivemos o prazer de aproveitar e curtir por duas vezes o St. Patrick´s Day Festival ou o dia de São Patrício.

 

Daqui a poucos dias não só a Irlanda, mas também o mundo inteiro estará comemorando o St. Patrick´s Day e por isso vamos contar um pouco sobre esta data e sobre nossas experiências.

 

O St. Patrick´s Day Festival é comemorado no dia 17 de março e especificamente na Irlanda o país para e Dublin se transforma. Nós brasileiros comparamos esta festa ao nosso Carnaval porque além de ter um desfile com ‘carros alegóricos’ e com pessoas fantasiadas, existe muita bebida e festa. Os pubs da cidade ficam cheios e pessoas de todo o mundo chegam na cidade para curtir.

 

A festa é a mais popular do país e os irlandeses comemoram por no mínimo 4 dias, porém o dia 17 é a data oficial, dia em que acontece o desfile e dia em que o restante do mundo também comemora.

 

Desde 1903 a data se tornou feriado oficial, mas somente em 1931 é que o primeiro desfile foi realizado em Dublin, capital do país. Já o famoso St. Patrick´s Festival que agora é festejado todos os anos teve inicio somente em 2006.

 

Como nos Estados Unidos existe uma colônia gigantesca de descendentes Irlandeses que no passado migraram para a terra do tio San para fugir das más condições que o país atravessou e é o lugar fora da Irlanda que o St. Patrick´s Day é mais festejado. Existem lugares em que os Rios são tingidos de verde para comemorar a data.

 

Em 2016 o festival promete muitos atrativos dos quais é possível verificar no site oficial do St. Patrick´s Day Festival.

 

Mas quem é São Patrício, porque ele é o padroeiro do da Irlanda?

 

Existem algumas versões sobre sua trajetória, porém alguns fatos trilhados são concretos. São Patrício nasceu na Inglaterra e segundo historiadores era filho de gente rica, mas aos 16 anos foi sequestrado e vendido como escravo onde ele permaneceu como tal por 6 anos na Irlanda até que conseguiu escapar. Após isso ele foi estudar em um mosteiro por 12 anos se tornando um sacerdote cristão e depois mais tarde em bispo e foi então que ele recebeu a missão de evangelizar os irlandeses pagãos.

 

São Patrício voltou para a Irlanda como missionário, e alguns relatam que ele utilizava o trevo para pregar a santíssima trindade aos celtas pagãos. Não a toa o trevo é um dos símbolos da ilha esmeralda.

 

Por anos ele se dedicou a este trabalho ao qual podemos certificar que foi bem sucedido, e o dia 17 de março foi escolhido para comemorar o St. Patrick´s Day porque supostamente esta é a data que ele faleceu.

 

Existem ainda muitas outras histórias sobre São Patrício, como por exemplo: Segundo a lenda foi ele que colocou para correr todas as cobras que habitavam a ilha. Por isso, dizem não haver nenhuma cobra em solo irlandês!

 

Desde então ele se torou o patrono da Irlanda e do seu povo. Um santo em tanto né?



 

O DIA

 

Especificamente no dia 17 a cidade para! Para todos os lados que você olha encontrara algo fazendo menção a festa, ou seja, são pessoas vestidas de verde, usando chapéus ou usando fantasias com barbas ruivas remetendo a imagem de um leprechaun ou um duende como é mais conhecido.

 

Parade - St. Patrick´s Day
Parade – St. Patrick´s Day
Parade - St. Patrick´s Day
Parade – St. Patrick´s Day

 

Muitos pintam seus rostos com as cores do país e com o desenho do trevo, e além disso é claro, muitos acabam usando a imaginação para se destacar.

 

Neste dia o povo vai para a rua e todos ficam mais solícitos e alegres, contagiando uns aos outros. Não tem como não entrar na festa.

 

O Temple Bar, local onde se concentram a maioria dos Pubs, bebida, musica e dança é o lugar mais procurado para curtir.

 

Temple Bar - St. Patrick´s Day
Temple Bar – St. Patrick´s Day

 

As principais ruas são fechadas deixando por boa parte do dia a região central da cidade um pequeno caus. Isso acontece para que a Parada (Desfile) seja feita.

 

A ´Parada`, para quem espera algo parecido com os desfiles de carnaval do Rio e de São Paulo, vai se decepcionar, pois não há nenhum glamour. É bem simples e até parece com algo feito para agradar crianças, o que acaba aflorando a imaginação não só delas, mas também dos adultos.

 

E olha que há uma briga enorme para conseguir um espacinho para conseguir ver o desfile.

 

No mas é isso. Não deixem de comprar suas fantasias e adereços para curtir este grande dia que esta por vir.



Veja o vídeo que mostra um pouco do que vivenciamos na Irlanda e aos 2:00 minutos tem um trechinho do St. Patrick’s Day Festival.

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.