Cajon Del Maipo – Embalse El Yeso


Estivemos recentemente no Chile e para iniciar com chave de ouro, vamos contar como foi nossa experiência no passeio feito para Cajon Del Maipo para conhecer a maravilhosa lagoa Embalse El Yeso.

 

Iniciamos fechando o passeio com a Destino Chile por 50 mil pesos por pessoa, empresa da qual acabamos fazendo outras Day Trips (Falaremos em outra oportunidade). Todo o atendimento foi feito através do What’s com a Erica. Pessoa muito atenciosa que nos passou todas as informações necessárias, inclusive nos dando outras dicas sobre a cidade e lugares para conhecer.

 

 

Nós deixamos para resolver os passeios todos em cima da hora e tivemos um pouco de dificuldade para encaixar dentro do nosso roteiro (Mas no final deu tudo certo) A dica aqui é fazer essa programação com antecedência reservando já o seu passeio evitando assim de não ter mais lugar no dia, e não se preocupe, pois o pagamento é feito somente no final do dia quando o motorista lhes deixar na porta do hotel!


  • Saia do Brasil conectado com internet ilimitada da melhor qualidade.  Com a Easysim4u sua viagem será muito melhor

Embalse El Yeso
Embalse El Yeso

 

Embalse El Yeso sem duvida é um dos principais passeios para quem vai a Santiago. Acredito que o primeiro seja o Valle Nevado, mas no inverno quando as estações de esqui estão abertas. No nosso caso, resolvemos que não iríamos no Valle Nevado, pois não teria graça, afinal iríamos ver somente morros e montanhas.

 

Embalse El Yeso
Embalse El Yeso

 

O Embalse El Yeso está localizado nas Cordilheiras dos Andes no município de San José Del Maipo a mais de 2.200 metros de altitude e para chegar é preciso muito cuidado, pois o caminho beira muitos precipícios e a estrada sinuosa deixa tudo mais perigoso. Inclusive segundo informações, o passeio só é feito até abril ficando fechado para visitações no inverno.

 

Embalse El Yeso
Embalse El Yeso

 

Curiosidade – Embalse El Yeso é uma lagoa/barragem feita pelo homem inaugurada em 1964, de onde é captada água do rio Yeso sendo assim a principal fonte de abastecimento de agua potável dos mais de 7 milhões de pessoas que residem em Santiago e região metropolitana.



 

 

O PASSEIO

 

 

Nas primeiras horas do dia o motorista chegou em nosso hotel no horário marcado e de lá partimos pegar outras pessoas para ai então seguir para as Cordilheiras.

 

O percurso total é de uns 75 quilômetros feitos em 1:30 desde Santiago, mas antes paramos em San José Del Maipo, uma das ultimas comunidades antes de entrar no ‘nada’.

 

Em San Jose Del Maipo, paramos para tomar café e se abastecer de água e comidas, uma vez que no percurso não há muitas opções e não há programado outras paradas. Há uma praça bem bacana para comer sentado em um de seus bancos apreciando as montanhas que cercam a região.

 

Praça - San Jose Del Maipo
Praça – San Jose Del Maipo

 

San Jose Del Maipo
San Jose Del Maipo

 

O percurso todo é maravilhoso, com paisagens de tirar o fôlego e por isso é bom ficar com sua câmera sempre preparada (Mas não se esqueça de carregar as baterias na noite anterior!!! Rssss… esquecemos de carregar a Gopro, mas ainda bem que os celulares estavam 100%)

 

Como já mencionamos acima, o percurso ate o Embalse El Yeso é bem sinuoso e como fomos no fundo da Van acabamos ficando um pouco enjoados, mas não sabemos dizer se isso é regra, porem havíamos lido algumas informações antes da viagem e nos deparamos com depoimentos parecidos, então a dica é: caso consiga lugares mais na frente da Van, aproveite!!

 

Tirando a parte ruim, cada curva que fazíamos encontrávamos paisagens inesquecíveis dos quais incluíam rios, penhascos, montanhas, florestas, mineradoras abandonadas e cachoeiras que cruzavam a estrada descendo penhasco a baixo. Essas cachoeiras são reflexos do degelo da neve que se forma no inverno. Muito Top!

 

A caminho do Embalse El Yeso
A caminho do Embalse El Yeso
Caminho com as Cachoeiras
Caminho com as Cachoeiras
Cordilheira dos Andes
Cordilheira dos Andes

 

Após passar por todas essas belezas naturais regadas a adrenalina de passar a poucos metros dos penhascos chegamos a tão sonhada Lagoa. Com seu verde turquesa de hipnotizar ficamos ali apreciando e claro registrando cada momento.

 

Cajon Del Maipo - Embalse El Yeso
Cajon Del Maipo – Embalse El Yeso

 

Importante saber que existem passeios que te levam somente para o Embalse El Yeso, e nesse caso fazendo mais paradas no decorrer do caminho para tirar fotos e o passeio que optamos no qual além de conhecer o Embalse ainda fomos depois para os Banos Colinas.

 

Cajon Del Maipo - Embalse
Cajon Del Maipo – Embalse

 

Nesta parada a Destino Chile nos ofereceu um pequeno aperitivo com queijo, jamon, azeitonas e um vinho para ajudar a descer e claro, brindar aquele momento inesquecível.

 

Brindando a Vida
Brindando a Vida

 

No caminho de volta paramos em uma barraquinha para experimentar o famoso MOTE, bebida típica chilena feita com suco de pêssego e pedacinhos de trigo (parece um chá).

 

Mote com Huesillo
Mote com Huesillo
Experimentando o Mote
Experimentando o Mote

 

A barraca estava em frente a uma mineradora abandonada e por isso rendeu algumas fotos legais também!

 

Mineradora Abandonada
Mineradora Abandonada
Mineradora
Mineradora
Mineradora Abandonada e as Cordilheiras
Mineradora Abandonada e as Cordilheiras

 

Depois fomos para os Banos Colina aproveitar o restante da tarde nas aguas quentinhas finalizando assim um dia incrível cheio de emoções.

 

Grupo do Passeio
Grupo do Passeio

 



 

VÍDEO

 

 



ORGANIZE SUA VIAGEM

 

Organizando sua viagem através de nossas parcerias abaixo, você garante as melhores condições e nos ajuda a manter o blog.

 


 

Um comentário

  1. Passeando a Limpo

    Voce vai conseguir fazer 😉 Obrigada e sucesso

  2. luciana

    Oii!! também irei em janeiro ao embalse el yeso..vi que vc não usou casaco..acha que é necessário levar um casaco mais pesado? vi fotos em que as pessoas estavam com casacos, mas não sei a época..diz que o clima lá é bem diferente, mais frio que santiago.

    1. Passeando a Limpo

      desculpe a demora…mas vai estar bem quente!! bjuss

  3. Josiane Bravo

    Que passeio maravilhoso, adorei as fotos 🙂 Fui para Santiago na semana passada, mas por causa da neve não achei tours baratos, pois parece que muitas agências acabam não oferecendo tours durante o inverno 🙁 Quero voltar para lá e ir para esse lugar que me parece incrível.

    Abraços

    1. Passeando a Limpo

      Ola Josiane, Tudo bem? Que legal que gostou e que pena nao conseguir ir, né? Mas foi o que nos falaram mesmo, quando há muita neve eles nao fazem esse passeio porque é muito perigoso! Voce viu o video que fizemos? De fato a gente passa ao lado de precipícios…imagina se o carro escorrega! No nosso caso, nós nao visitamos o Valle Nevado…tambem temos motivo para voltar! 😉

  4. John

    Que dia foi o passeio? passarei o réveillon no Chile e queria saber se as fotos ficarão parecidas.

    1. Passeando a Limpo

      John, Tudo bem? Fomos exatamente neste período, então acredito que o cenário estara parecido, podendo ocorrer de ter um pouco mais de neve ou nao! para ter uma ideia, um ou dois dias depois que estivemos lá, conversando com o motorista de um outro passeio ele disse que estava nevando nos andes! Mas via de regra como será verão…devera estar igual! 😉

  5. Doug

    Ola, Ali onde vc diz ser uma mineradora é uma base militar desativada. Conheço a região a a história, em uma quase guerra que houve entre chile e argentina a muitos anos, o governo chileno construiu essa base caso houvesse uma invasao do pais vizinho, ali é o caminho mais próximo entre os dois paises (de Mendonza para Santiago)

    1. Passeando a Limpo

      Legal Doug! Bacana saber! A informação quem nos deu foi o senhor que possui uma banca de Mote bem em frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.