Guinness Storehouse em Dublin

 

Conhecida mundialmente por uma característica peculiar, a Guinness é uma das cervejas mais famosas do mundo e símbolo da cultura irlandesa.

 

A cervejaria de Arthur Guinness é fabricada em 60 países e está presente em mais de 120 países pelo mundo.
O prédio onde esta situada a Guinness Storehouse já foi um dia a planta industrial para a fermentação da cerveja.

 

Construído em 1902 o edifício foi o primeiro da Irlanda construído com sua base em aço obtendo assim em sua estrutura sete andares, dos quais está hoje o museu da Guinness na capital Dublin.

 

Guinness
Guinness

Somente em 1997 é que o espaço ficou destinado para abrigar a Guinness Storehouse substituindo a então Guinness Hop Store, porém só em 2000 foi aberto ao publico e de la para ca houveram varias melhorias para atender aos fãs e desde sua abertura já foram mais de 4 milhões de visitantes.

Divididos nos 7 andares você conhecerá toda a história da Guinness, desde os ingredientes utilizados na fabricação, assim como trabalhos com publicidade, métodos de produção, um bar onde você aprendera como servir uma pint, outro onde aprendera a degustar de forma correta uma Guinness e fechando com chave de ouro o passeio, no último andar um bar, o Gravity onde é possível tomar umas pints com uma visão 360 graus da cidade de Dublin

 

A VISITA

 

Moramos na capital irlandesa, Dublin, por quase dois anos e em todo esse tempo não estivemos na tão famosa Guinness Storehouse e não foi por falta de oportunidade, mas sabe aquela coisa de ir deixando para depois, e assim aconteceu, fomos embora e não estivemos lá.

Mas a nossa oportunidade chegou quando de férias voltamos a Dublin para matar a saudade e assim incluímos em nosso roteiro.

Para chegar até lá pegamos a linha vermelha do LUAS no centro da cidade, mas precisamente na estação Jervis sentido a estação Heuston. Acabamos descendo na estação Smithfield e fomos caminhando beirando o rio Lifey, atravessamos o rio até a Market Street S, conforme mapa abaixo.

 

Da Estação do LUAS até a Guinness Storehouse
Da Estação do LUAS até a Guinness Storehouse

 

Estava anoitecendo e frio, poucas pessoas na rua, mas em Dublin tudo é muito seguro e isso não foi nenhum problema, e sim deu um ar nostálgico, quando fomos chegando à ruazinha com aqueles paredões de tijolinhos e em frente algumas carruagens com seus cavalos (serviço de translado que levam os turistas).

 

Guinnes - Storehoude Street
Guinnes – Storehoude Street

 

Chegando no balcão de atendimento na entrada fomos atendidos por uma moça portuguesa que mora em Dublin á muitos anos e assim nos explicou como tudo funcionava.

Compramos os tickets no valor de 20,00 euros, podendo ser comprado antecipadamente através do site da Guinness com desconto de 10% e por um valor ainda menor caso seja estudante.

O bacana é que o passeio é bastante interativo e pode ser feito de acordo com a sua vontade. Não existe um guia e assim é possível perder o tempo que quiser em cada ala do museu.

Para os que ainda não dominam o inglês, antes de iniciar o tour pelo prédio é possível pegar um áudio-guide com áudio também em português e que não precisa ser pago, precisa apenas deixar um documento e um valor que é devolvido quando fizer a devolução do aparelho.

 

Iniciando o Tour
Iniciando o Tour

 

Iniciamos o tour onde conhecemos um pouco sobre os elementos usados para a fabricação da cerveja stout mais vendida no mundo.

 

Guinness Storehouse - A agua é um dos principais segredos.
Guinness Storehouse – A agua é um dos principais segredos.

 

Depois conhecemos um pouco do processo para a fabricação, assim como os equipamentos utilizados desde o inicio.

 

Equipamentos utilizados para fabricar a Guinness
Equipamentos utilizados para fabricar a Guinness
Equipamentos utilizados na fabricação
Equipamentos utilizados na fabricação

 

Conhecemos parte da história, como tudo começou abordado dos mais diversos temas e como as ações de marketing foram exploradas como o passar do tempo, até mesmo em relação ao formato do copo para que a experiência de tomar uma pint de Guinness seja a melhor possível.

 

História da Guinness
História da Guinness
Painéis Interativos
Painéis Interativos

 

O passeio começa ficar mais interessante quando entramos no The Tasting Rooms, onde podemos sentir os aromas de cada ingrediente e após isso, ganhamos uma pequena taça de Guinness para então recebermos uma breve aula de como devemos degustar de forma correta esta bela cerveja.

 

The Tasting Roons
The Tasting Roons
Aromas dos Ingredientes
Aromas dos Ingredientes

 

A técnica consiste em dar um gole longo, bebendo um pouco de espuma e boa parte do líquido (cerveja) preto, unindo assim o amargo da espuma com o sabor adocicado do liquido, formando assim a combinação perfeita.

 

Aula de degustação
Aula de degustação

 

O passeio continua na Guinness Academy, onde é possível aprender como servir de forma correta uma pint de Guinness seguindo os 6 passos necessários.

 

Guinness Academy
Guinness Academy
Aprendendo os 6 passos
Aprendendo os 6 passos

 

Assim você mesmo faz todo o processo após a aula e no fim além de poder degustar sua própria Guinness, e ainda leva para casa um certificado. Muito legal isso!!!

 

Servindo uma Guinness
Servindo uma Guinness
Pupilos da Guinness Storehouse
Pupilos da Guinness Storehouse
Certificado - Done
Certificado – Done

 

O tour se encerra no último andar do prédio onde se encontra o Gravity, bar com formato redondo e com grandes janelas de vidro onde é possível ter uma visão 360 graus da cidade de Dublin, sendo o bar mais alto da cidade.
Ali você pode passar o tempo que quiser, aproveitar a vista para tomar quantas Pints quiser, sendo que a primeira é de graça e jogar conversa fora.

 

Gravity Bar
Gravity Bar
Curtindo o Gravity Bar
Curtindo o Gravity Bar
Depois de algumas Pints de Guinness
Depois de algumas Pints de Guinness

 

É uma experiência fantástica, ainda mais para quem teve a oportunidade de imergir na cultura irlandesa como foi o nosso caso.

 

Guinness Storehouse - Finalizando o Tour
Guinness Storehouse – Finalizando o Tour

 

No final já quase na saída existe uma grande loja de presentes e souvenirs bem variados com produtos originais e exclusivos da marca.

 

Guinness Storehouse - Shop
Guinness Storehouse – Shop

 

INFORMAÇÕES

Guinness Storehouse
St James’s Gate
Dublin 8
• +353 1 408 4800
• +353 1 408 4965
• info@guinnessstorehouse.com

 

Veja nosso passeio no vídeo

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.