Intercambio – Realizando o Sonho


Tudo começou a sete anos, quando em determinado momento percebemos que estávamos cansados da vida que levávamos, cansados do nosso dia a dia e de como a vida nos conduzia! Era o momento para colocar em pratica um sonho de criança, conhecer o mundo e reescrever outras páginas da nossa história.

E assim, começaram todos os preparativos, sendo um dos primeiros, comunicar a família do que iríamos fazer! Sem exceção todos foram contrários a nossa decisão, uma vez que tínhamos bons trabalhos, boas posições e ganhávamos relativamente bem, porém era óbvio que isso tudo não fazia diferença para nós naquele momento, e que deveríamos mesmo sem o consentimento seguir em frente com o nosso sonho. A bênção deles não era tão necessária, pois já éramos bem crescidinhos!

A pergunta é? Para onde iríamos, o que iríamos fazer, e como seria feito! Todo esse processo demorou em torno de um ano, um planejamento demorado, certo? Depende!

Existem muitas possibilidades para quem quer se aventurar, e para optar pelo melhor caminho é preciso pesquisar muito, e tudo foi programado pensado a longo prazo, para que corresse da melhor forma possível essa transição. (Nunca havíamos saído do país). Nesse período verificamos destinos como: Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos e por fim o destino que escolhemos. A Irlanda! Levamos em consideração para a escolha o destino que se encaixava melhor com o nosso perfil considerando todas as variáveis.

Não somos de família rica e por isso não podíamos contar com nenhum paitrocínio, mais um motivo para que tudo fosse muito bem pensado. O ponto é que independe do destino que você escolha, para que de certo só dependera de suas atitudes e como você irá encarar esse desafio! Vimos no tempo em que moramos fora muitos filhinhos de papai voltando para casa, pois não se adaptaram, ou seja, não tiveram estômago para encarar o que tinha pela frente!

Outro fator que nos ajudou na tomada da decisão, foi termos encontrado o e-dublin, site no qual encontramos o maior numero de informações sobre o destino, do qual nos deixou mais confortáveis para decidir a principio iniciar essa viagem com um intercambio.

E assim, depois de decidir o local, esperar todo o processo de saída do trabalho e dos preparativos finais chegava a tão esperada hora. Antes de partir fizemos uma grande festa em nossa casa onde reunimos mais de 150 amigos e familiares, com muita comida, muita musica e diversão. Foi um dia inesquecível. Percebemos que caso o nosso sonho não desse certo da forma como imaginávamos, tínhamos muitas pessoas queridas no Brasil e que nos receberiam de volta de braços abertos.

Dois dias depois da festa, toda a família estava no aeroporto para se despedir, para dar um abraço, um beijo e desejar sorte! Foi um misto de alegria e tristeza! Sentimos uma dor muito grande no peito quando nossas mães choravam, por saber que não nos veriam por bastante tempo. (Claro que isso não aconteceu, pois o Skype ajudou a nos aproximar mesmo estando longe).

Tudo que estávamos para viver a partir do momento em que olhamos para traz, pela ultima vez na entrada da sala de embarque seria tudo novo e estaríamos mergulhando em um mar do qual ainda não sabíamos nadar e teríamos que aprender, sabe aquela expressão, de que quando a água bate na bunda a gente aprende a nadar? Então, era mais ou menos o que aconteceu! Sem saber falar inglês, sem ter nunca saído dos pais, sem ter nunca saído da casa dos pais, nós aprendemos tudo isso!

Quando chegamos do “outro lado” ficamos chocados com a diferença de temperatura, pois saímos do verão no Brasil com 30 graus para os -5 graus do aeroporto de Amsterdam na Holanda. No aeroporto quase perdemos a conexão para Dublin, por falta de saber se comunicar direito, mas acho que o instinto nos levou para o local certo, na hora certa. Claro que toda a organização nos ajudou!

Chegando em Dublin na Irlanda, fomos para a casa estudantil e lá conhecemos alguns brasileiros que foram cruciais em nossa adaptação, pois, por mais que você não queira, são os brasileiros que ajudam uns aos outros no início. Como ir, qual ônibus pegar, onde comprar, onde começar a procurar trabalho, onde e como tirar os documentos necessários, enfim, praticamente tudo!

Depois é claro precisamos criar asas e voar, e no decorrer do tempo às coisas começaram a acontecer, vieram os primeiros dias de aula, as primeiras compras no mercado, os primeiros contatos com pessoas de outras nacionalidades, era tudo incrível, como se estivéssemos dentro de um filme e que dele fazíamos parte, porém éramos os protagonistas.

Já nas primeiras semanas estávamos trabalhando. Começamos vendendo jornal no sinal (Herald) trabalho árduo, difícil, mas muito honrado, ainda mais quando depois de um tempo você faz amigos e vê que tudo aquilo lhe rendeu sua estadia, pagou suas contas e fez com que você financiasse seus sonhos. Não há dinheiro que pague!

Mas nós não paramos por ai, e passado algum tempo, estávamos os dois trabalhando no Metro (outro jornal da cidade, que nos dias de hoje não tem mais), ela entregando jornal e eu coletando os jornais que as pessoas deixavam nos trens. Como diz aquele ditado, que quem cedo madruga Deus ajuda. Então, certo dia minha mulher estava trabalhando a tarde vendendo jornal no semáforo e um “anjo” apareceu oferecendo trabalho em uma loja. No inicio não acreditamos, pois para nós brasileiros é estranho quando esse tipo de situação acontece, logo imaginamos que era algum tipo de golpe, mas enfim, ligamos para o numero que o senhor havia deixado e marcamos para ver do que se tratava. Fomos os dois juntos até o local e realmente a grande oportunidade estava lá e era real. Nos dias seguintes logo ela começou a trabalhar em uma loja de lembrancinhas na principal rua da cidade e lá ganhou muito dinheiro, chegando a ganhar em alguns meses mais de 2 mil euros! Valor que jamais pensamos que seria capaz de conseguir.

Nesse ponto da história já estávamos praticamente adaptados à nova vida, mas ainda com alguma dificuldade de comunicação, problema este que com o tempo já não seria mais empecilho.

A partir dai era hora de dar um upgrade e começar a aproveitar mais, usufruir das condições que havíamos conquistado. Assim começamos a programar as primeiras viagens para conhecer lugares dos quais achávamos que nunca conheceríamos e que estariam em nossas memórias apenas através de imagens que víamos em filmes na televisão ou no cinema, sabe aqueles lugares de filmes que você vê e não acredita, achando que é de mentira? A verdade é que estes lugares estão lá, e são muito mais envolventes quando o protagonista é você!

Aos poucos as viagens foram se tornando a prioridade e sempre quando estávamos viajando, já estávamos pesquisando e programando a próxima! Já não tinha mais volta! Sem querer estávamos envolvidos e adaptados a um novo estilo de vida, do qual bens materiais já não têm tanta importância para ser feliz. A felicidade passa a ter outro contexto, e você aprende a dar mais valor para a VIDA, para as amizades, para a família, para os pequenos detalhes que a vida te proporciona e você deixa passar quando alienados estamos na nossa rotina, no nosso dia a dia. Era assim que nos sentíamos só que não nos dávamos conta disso! Sair, virar a página, fez enxergarmos tudo isso de forma clara e transparente!

No inicio não tínhamos certeza do que aconteceria, estávamos apreensivos e assustados, mas depois que você chega lá fora, mete a cara, corre atrás e busca realizar seus sonhos, o mundo fica pequeno para tanta energia que aflora do nosso ser. E podemos dizer que somos capazes de coisas muito maiores do que jamais podemos imaginar. Basta apenas acreditar.

Foram dois anos de aprendizado, dois anos que conhecemos lugares incríveis, culturas diferentes e conhecemos pessoas maravilhosas que nos abraçaram e deram seus ombros e seus ouvidos para ouvir nossas histórias, se tornando verdadeiros amigos, que levaremos para a vida toda! Foram os dois anos mais felizes de nossas vidas.

Como todo livro, uma hora é preciso virar a pagina, e após esse belo capitulo de nossas vidas, voltamos para o Brasil para retomar projetos que havíamos deixado para traz.

Já se passaram em torno de três anos desde que voltamos para o Brasil, e estamos aos poucos colocando em pratica nossos projetos, e ainda se readaptando a nova realidade! Juntamente com nossos projetos, uma das nossas prioridades é nossa maior paixão, viajar! Antes de voltar, havíamos conhecido 25 países em 3 continentes, mas agora já aumentamos nossa lista para 34 países em 4 continentes, e nossa lista de desejos não para de crescer.

Na nossa vida a medida que os sonhos vão sendo realizados, incluímos outros na lista para que possamos correr atrás, assim vamos levando e sempre estamos tentando incluir em nossas férias um roteiro dos quais sonhamos.

Esse é o nosso lema, é o que nos move em nosso dia a dia. Estamos sempre trabalhando pensando no amanha onde o que impera é a ideia de liberdade e de poder decidir nossos próximos passos.

Viajar faz de nós viajantes pessoas melhores, pois na estrada e em cada lugar que passamos, aprendemos coisas das quais levamos conosco, aprendizados que utilizamos no nosso dia e que tentamos de alguma forma passar para frente. Nos tornamos mais sensíveis, mais humildes e corretos. Não temos duvida que esse seja o melhor caminho, e é o que indicamos para todos que querem se encontrar, pois viajar renova a alma!


Um comentário

  1. Ricardo

    Show de bola este texto!
    Realmente eh o que acontece!
    Sdd das minhas viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.